Ciclista João Almeida conquista 4.ª etapa de Paris-Nice



O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) ganhou hoje a quarta etapa do Paris-Nice, no alto de La Loge des Gardes, diante do dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), agora líder da geral.

Almeida tornou-se hoje o primeiro português a conquistar uma tirada na prova francesa, uma das corridas por etapas mais importantes do calendário internacional, sendo o melhor no final dos 163,4 quilómetros entre Vichy e La Loge des Gardes, que cumpriu em 03:37.06 horas.

Para somar o 14.º triunfo da carreira, o luso de 26 anos anulou um ataque de Jonas Vingegaard, novamente sem exibir o poder de ‘fogo’ de outros anos.

Depois de várias ‘mexidas’ no grupo dos favoritos, incluindo do corredor de A-dos-Francos, o dinamarquês atacou a 2,5 quilómetros do alto, levando na roda apenas Lenny Martinez (Bahrain Victorious), com os dois a apanharem Tobias Foss (INEOS), que integrou uma das fugas do dia.

Um novo ‘esticão’ de Vingegaard deixou definitivamente para trás o francês, com o campeão em título da Volta ao Algarve a parecer embalado para a vitória.

No entanto, Almeida, fazendo jus à sua fama de extraordinárias recuperações, ultrapassou o ciclista da Visma-Lease a Bike a apenas 50 metros da meta, cortando o risco com um segundo de vantagem sobre o duas vezes campeão do Tour (2022 e 2023).

O dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) foi terceiro, a dois segundos, o mesmo tempo perdido por Martinez.

Entre os portugueses, Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi 98.º e Iúri Leitão (Caja Rural) 143.º

Numa tirada que chegou a estar neutralizada devido à queda de granizo – os ciclistas pararam e retomaram o percurso cerca de meia hora depois com as diferenças registadas no momento da paragem -, o líder da Visma-Lease a Bike subiu à liderança da geral por troca com o colega norte-americano Matteo Jorgenson, agora segundo a cinco segundos.

Almeida ascendeu a quinto da geral, a 37 segundos de Vingegaard, mas a apenas quatro segundos do pódio, cujo último lugar é ocupado por Skjelmose.

Oliveira é 87.º, a 16.51 minutos de Vingegaard, enquanto Leitão é 123.º. a 20.57.

Na quinta-feira, o dinamarquês defende a liderança da geral em nova jornada montanhosa, nos 203,3 quilómetros entre Saint-Just-en-Chevalet e La Côte-Saint-André.

Vídeos
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Os Melhores golos da Jornada 13 da Liga Placard Futsal.
Os melhores golos da jornada 14 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 12 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 11 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 10 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade