Novas medidas para o estado de emergência



António Costa anunciou, este sábado, as medidas de combate à covid-19 no âmbito do decreto presidencial que prorroga por mais 15 dias o estado de emergência em Portugal. O primeiro-ministro começou por agradecer "o esforço dos portugueses" para cumprir as medidas impostas durante o Estado de Emergência mas sublinha que o "número de novos casos continua a ser extremamente preocupante" e que os resultados obtidos "são ainda insuficientes".

Para controlar a pandemia, o país será então dividido em quatro, considerando as diferentes situação epidemiológicas que cada concelho enfrenta, a partir das 00h de terça-feira, dia 24 de novembro. Existem agora concelhos de risco moderados, onde existem até 240 casos por 100 mil habitantes, concelhos de risco elevado, onde existem 240 até 400 casos por 100 mil habitantes, concelhos de nível de risco extremamente elevado, onde são registados entre 400 a 960 casos por 100 mil habitantes, da qual constam 80 concelhos, e ainda concelhos nível de risco muito elevado, onde existem mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, da qual constam 47 concelhos.

No dia 30 de novembro e no dia 7 de dezembro, as escolas irão ser encerradas e irá existir uma tolerância de ponto nestes dois dias para evitar o aglomerado de pessoas na sexta-feira. O primeiro-ministro apelou ainda às entidades privadas que dispensem os trabalhadores nestes dias.

Nas vésperas de feriado (30 novembro e 7 de dezembro) os estabelecimentos comerciais vão ter de encerrar a partir das 15 horas

Será proibida a circulação entre concelhos das 23h00 de 27 de novembro às 5h00 de 2 de dezembro e das 23h00 de 4 de dezembro às 5h00 de 9 de dezembro em todo o continente. Uma das proibições mais restritivas é a proibição de circulação nos concelhos de risco extremamente elevado ou mais, onde existem mais de 960 casos por 100 mil habitantes registados nos últimos 14 dias, entre as 13h e as 05h00 nos fins de semana. 

O governante disse que será obrigatório começar a utilizar máscara no local de trabalho, "excluindo em locais de trabalho isolado ou quando há separação física no local de trabalho.

Serão as jornadas adiadas? Perante tantas restrições, leva-nos a pensar no feriado de dia 1 de Dezembro, em que foi tudo Adiado.





Vídeos
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade