Antónia Covaci: A luso-romena convocada pelos “Tricolorii”



O primeiro UEFA Women’s Futsal Euro está a chegar, com os primeiros jogos da Fase Preliminar a começarem já no dia 21 deste mês, numa fase onde apenas vão participar as 10 seleções com pior Ranking.

Portugal ficou diretamente qualificado para a Main Round (última fase antes da Fase Final), tal como a Roménia, seleção que lhe falamos hoje por este detalhe.

No campeonato português, para além de figurarem a grande maioria das jogadoras que deverão representar Portugal nesta competição, joga também Antónia, uma jovem luso-romena que está pré-convocada para a seleção da Roménia.

Antónia Cristina Covaci é uma jovem de 17 anos que depois de começar o seu percurso no GEJUPCE de Portimão, representou nas últimas 4 temporadas o Sporting CP, clube onde se manterá em 2018/19, e apesar de ser ainda júnior, as suas prestações na ultima temporada levaram a que Carlos Reis a convocasse em algumas ocasiões para a equipa sénior.

Antónia nasceu em Satu-Mare, uma cidade da região da Transilvânia, muito próxima da Hungria e da Ucrânia. Os seus pais, ambos Romenos, emigraram para Portugal quando Antónia tinha apenas 1 ano e 8 meses, e por cá ficou até aos dias de hoje, contendo dupla nacionalidade.

Agora com 17 anos, foi chamada pelo selecionador David Asandei para pertencer à seleção de futsal romena nesta época de estreia do UEFA Women’s Futsal Euro, tendo respondido positivamente.

A Zona Técnica entrou em contacto com a jovem jogadora, tendo deixado algumas questões sobre esta sua decisão de representar a Roménia, aproveitando ainda para deixar mais algumas questões à jovem leoa.

Fique então com a entrevista da Zona Técnica (ZT) a Antónia Covaci (AC):

 

ZT - O que a levou a escolher a Roménia em vez de Portugal para jogar como internacional?

AC - Não bem foi uma questão de escolha. Simplesmente escolhi a primeira seleção que me chamou. Portanto optei por escolher um futuro certo do que incerto. Por fim eu penso que foi a melhor escolha que fiz em termos desportivos. Estou muito feliz por ter sido chamada para representar o meu país de origem.

 

ZT - Faz parte de uma pré-convocatória da Roménia para a qualificação deste primeiro UEFA Women’s Futsal Euro. Espera ficar na convocatória final?

AC - Espero que sim. Vou trabalhar arduamente para que fique na convocatória final. Não vai ser fácil obviamente. Mas irei dar tudo treino após treino e jogo após jogo para tentar conquistar o meu lugar na equipa.

 

ZT - A Antónia acaba mesmo por ser um dos nomes mais sonantes da seleção Romena. Tal como Roxy Ion do Real Statte, sendo estes dois os nomes mais conhecidos no grupo. Que outras jogadoras destaca desta seleção?

AC - Sinceramente não conhecia nenhuma jogadora da equipa ante do estágio, uma vez que nunca fui muito de acompanhar o futebol feminino romeno (porque a maioria das jogadoras jogam futebol). No entanto, após estes primeiros treinos, é difícil destacar outra jogadora que não a Roxy, é sem duvida a que mais se destaca no grupo.

 

ZT - Na qualificação encontra não uma mas duas favas. Espanha e Itália, duas das seleções que eram vistas como favoritas a uma passagem à Fase Final. O que podemos esperar da Roménia nesse grupo?

AC - Este vai ser o meu primeiro estágio, ou seja, ainda não conheço as jogadoras nem como elas. Infelizmente a Roménia calhou no “grupo da morte”. Não vai ser fácil. Mas também a Roménia não vai facilitar. Eu acredito que a Roménia ainda tem muito para demonstrar começando em setembro para a qualificação do europeu.

 

ZT - Qual a realidade atual da Roménia no que a futsal feminino diz respeito? Espera que esta competição sirva de alavanca?

AC - Não há nenhum campeonato de futsal feminino na Roménia e espero que a participação neste europeu incentive o futsal feminino tanto no meu país de origem como nos países participantes.

 

Antónia poderá assim ter a sua estreia como internacional sénior pela seleção romena na Main Round deste UEFA Futsal Euro, onde irá encontrar para alem da seleção Polaca, as seleções da Espanha e de Itália, compostas ambas por jogadoras profissionais, esperando-se assim bastante dificuldade, mas que por sua vez poderá servir como uma competição para a jovem jogadora do Sporting CP ganhe alguma experiência no que a competições internacionais diz respeito.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade