Antevisão do Jogo 3 da final da Liga SportZone, por Luís Estrela



Final Liga Sportzone - Futsal - Jogo 3



Sporting Clube de Portugal vs Sport Lisboa e Benfica

Jogo de tremenda importância em virtude de uma possível vantagem que pode criar condicionalismos psicológicos diferenciados para as duas equipas.  O Sport Lisboa e Benfica sabe que para atingir o título terá que conquistar uma vitória em casa do adversário e para isso terá que apostar todas as fichas neste jogo pois em caso de negra, poderá “teoricamente” ser mais complicado suplantar o apoio do público leonino. O Sporting Clube de Portugal sabe que se vencer o jogo 3 terá duas possibilidades para finalizar a série e a vantagem de realizar a negra no seu reduto, aumentando as hipóteses de sucesso da revalidação do título de Campeão Nacional aumentando assim a importância do vencedor deste encontro.

Em termos de qualidade de jogo e dinâmica das finais fica presente que os comandados de Nuno Dias na 2º parte do jogo 1 superiorizaram se na sua dinâmica ofensiva, tendo dificuldades elevadas na primeira parte do jogo 1 e no jogo 2 apresentaram muitas dificuldades para impor o seu jogo em virtude da estratégia de Joel Rocha e do rendimento dos seus jogadores. A equipa encarnada apresenta se dinâmica no seu modelo ofensivo conseguindo diferentes momentos de finalização, enérgica na sua pressão defensiva, com capacidade mental para suportar os diferentes momentos de jogo e apresentam se como um forte oponente para disputar a final até ao último segundo. O atual campeão nacional tem sentido em determinados momentos a falta de Dieguinho e da sua capacidade de segurar jogo na zona central do campo, mas acima de tudo a estabilidade defensiva que João Matos proporciona em termos de duelos defensivos e capacidade de decidir bem na sua primeira fase de construção, estão a retirar alguma consistência na saída de bola.

Fica a sensação que a equipa leonina pode conseguir elevar os seus níveis de “performance” que à muitos anos nos habitou em virtude do seu modelo de jogo e da dinâmica que impões, enquanto a equipa encarnada demonstra qualidade nos seus processos e fresca em termos mentais para encarar todos os duelos como se fosse o último do jogo, equilibrando assim em grande parte as forças entre os dois conjuntos.

Existem jogadores chaves que não estão presentes em ambas as equipas como Chaguinha, Roncaglio, João Matos e Dieguinho mas nota se uma capacidade de os dois plantéis superarem essa situação e neste momento temos alguns jogadores num excelente momento de forma.


Jogadores em bom momento de forma:


André Sousa- Fez um jogo 2 impressionante, revelando grande concentração na baliza e uma eficácia extrema conseguindo dar uma estabilidade e confiança aos seus colegas enorme.

Merlin - Um pouco à medida de Ricardinho, várias vezes elogiado pela sua capacidade ofensiva de criar situações de finalização e desequilíbrios enormes tem conseguindo evoluir muito no aspeto defensivo e tem sido tremendo nos dois momentos de jogo, revelando se um jogador fundamental para a sua equipa quer no equilíbrio defensivo como nas ações ofensivas.

Bruno Coelho – Muitas vezes apontado como demasiado “temperamental”, o capitão Benfiquista tem transbordado energia e contagiando os seus colegas na maneira como vive todos os lances e dado o exemplo sobre o caminho a seguir. Importantíssimo o seu papel dentro da equipa e na capacidade que tem para impedir que Cardinal e Fortino consigam segurar o seu jogo em zonas perto da sua baliza.

Fernandinho - O elemento adicional que tem conseguido desequilibrar a balança em vários momentos do jogo. Extremamente intenso nos duelos defensivos, fortíssimo a aparecer na ala com movimentos interiores a criar roturas na estrutura defensiva leonina, capacidade de segurar jogo com bola altas quase impossíveis de rececionar, apresentar se numa forma tremenda e tem tido uma importância vital numa altura em que Deives começou a descer de produção e Tiago Brito teve poucos minutos numa altura que estava a conseguir produzir situações ofensivas de qualidade com muita regularidade.


Notas estratégicas importantes para o Sporting Clube de Portugal:


1 - Em virtude da pressão alta efetuada pela equipa encarnada, importante encontrar uma dinâmica elevada e aproveitar as costas adversárias.

2 - Potenciação do 5 vs 4 durante o jogo com a subida de André Sousa em períodos de jogo normal para criar instabilidade no adversário.

3 - Marcação mais apertada em Fernandinho e manter o emparelhamento defensivo de Deo e Merlim em Robinho.

4 - Aproveitamento do jogo de Pivot em zona mais central e subida dos apoios para batimento.

5 – Saídas de pressão alternadas variando a bola longa em diagonal com saídas de pressão incluindo o jogo direto no pivot ou estimular saídas com inclusão de tabelas na ala, aproveitando o balanceamento ofensivo adversário.


Notas estratégicas importantes para o Sport Lisboa e Benfica:

1 -  Marcação de Fortino à frente e não nas costas pois o atleta está a conseguir segurar jogo com bastante segurança e fechar a rotação para o lado esquerdo com mais clareza, obrigando o pivot adversário a rodar para o seu pior pé.

 2 -  Saída de pressão direta através de Cristiano para o seu canto esquerdo alternada na sua colocação de bola, potenciado a zona do penalti (central) e canto direito aumentando a instabilidade defensiva.

3 -  Desgastar Merlim com elementos rápidos para potenciar individualizações e colocar jogadores fortes no 1vs1 defensivo frente ao jogador adversário.

4 -  Aproveitar as transições e roubos de bola na linha 2 transferindo logo para finalização.

5 -  Gestão inteligente do número de faltas e controle emocional elevado em virtude do ambiente adverso.


 Antevisão elaborada por:

 Luís Estrela – Licenciado em Treino Desportivo e Treinador de Futsal.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade