Sofia Ferreira: “Qualquer uma das 4 equipas pode ganhar a Taça pois todas têm argumentos para tal”



Chega então agora a vez de Sofia Ferreira, a treinadora do CD Ourentã nos deixar a sua antevisão à partida.

Sofia Ferreira foi, até à passada temporada, jogadora de futsal tendo no seu palmarés, entre outros títulos, um Campeonato Nacional, e no seu percurso como jogadora conta com passagens por clubes como GC Donas, AD Estação, AD Fundão, Novasemente GD, FC São Romão e CD Ourentã, tendo treinado vários escalões no Novasemente e no FC São Romão, somando ainda a passagens pela equipa universitária feminina da FLUP e acumulando atualmente o cargo de treinadora no Ourentã e nos juniores do SC Silvalde, onde já viu um cartão branco.

Apesar de ter conquistado um Campeonato Nacional, Sofia nunca saiu vencedora desta Taça Nacional, sendo que a época em que esteve mais próxima de o fazer foi em 2009, altura em que essa ainda era a prova máxima do futsal feminino nacional, curiosamente ao serviço da AD Fundão, onde para além de Cátia Morgado (internacional portuguesa que jogou esta temporada no Sporting), dividia também o balneário com várias jogadoras que estão atualmente no GD Valverde, tendo atingido as meias-finais.

Para iniciar, Sofia afirmou que “O objetivo principal desta época era a subida ao Campeonato Nacional. A mensagem foi transmitida às jogadoras e fomos trabalhando tendo em conta esse mesmo objetivo. Foi o culminar de uma época muito desgastante, com muitos jogos, muitos quilómetros, mas onde tudo valeu a pena”. Já no que diz respeito ao objetivo para esta Final Four, Sofia quer que as suas jogadoras “desfrutem desta presença com mais 3 equipas que estão tao felizes quanto nós, desfrutem dos jogos, mas com a mesma entrega, competência e rigor que as fez chegar lá”.

Sofia, tal como a capitã do GD Valverde Liliana já o tinha feito, lamenta os horários da competição, deixando críticas à organização da mesma e afirmou mesmo que com todos estes aspetos não sabe o que poderá esperar da sua equipa: “Sinceramente existem alguns fatores que eu não tenho controlo e não sabendo a reação aos mesmos por parte das minhas jogadoras, será uma incógnita, e sim estou a falar dos horários dos jogos. Isto mais parece uma maratona de verão do que uma competição “a sério”. A federação não teve em consideração que jogadoras seniores têm de trabalhar e nem todas podem tirar férias, por isso o jogo de sexta vai ser uma incógnita, visto que devemos chegar muito em cima da hora do jogo e com atletas a faltarem. E nem falo de domingo, jogo marcado para as 9h30, acordar previsto às 6h, não sei o que esperar das minhas jogadoras. Sei que elas vão querer fazer o melhor e mais não posso exigir”.

Já quanto às restantes equipas, Sofia não tem duvidas em dizer que “são excelentes equipas que merecem, tal como nós, a subida ao nacional”, admitindo ainda ter “um carinho muito especial pelo Valverde pois muitas jogadoras e a treinadora foram minhas colegas de equipa no AD Fundão e na AD Estação. São jogadoras muito experientes e taticamente muito evoluídas”. Das restantes duas equipas, Sofia descreve o Águias de Santa Marta como “uma equipa muito bem orientada e muito jovem. Já as defrontamos esta época para a Taça de Portugal e sabemos da qualidade individual e coletiva delas”, e a do Belenenses como uma equipa “com valores individuais muito fortes e taticamente muito evoluído, tem um percurso imaculado ate então sendo teoricamente a equipa mais forte”.

Ainda assim, apesar de todos os elogios deixados às equipas que defrontará nesta competição, Sofia considera que “Qualquer uma das 4 equipas pode ganhar a Taça pois todas têm argumentos para tal. No entanto, a equipa que conseguir gerir melhor o cansaço, as emoções, a equipa mais rigorosa e criativa irá levantar a Taça no domingo”.

Para finalizar, deixou também o seu incentivo aos adeptos do CD Ourentã bem como do futsal em geral: “Tendo em conta os horários dos jogos, certamente que se perde muito publico. No entanto apelo a todos os que gostam da modalidade, todos os que seguiram o nosso percurso para se deslocarem a Santarém pois o espetáculo está assegurado por 4 equipas de enorme qualidade”.

O Ourentã é de resto a única equipa em prova que não é Campeã Distrital, mas venceu a Taça da AF Coimbra e venceu também ambas as Fases da Taça Nacional, a primeira apenas com vitórias, e a segunda no mítico grupo onde terminaram 3 equipas com igualdade pontual.

Conseguirá agora o CD Ourentã levantar a Taça depois de ter garantido o regresso ao Campeonato Nacional?


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade