A Despedida de Ritinha: "Fico muito grata por me terem proporcionado este momento tão especial"



O Benfica alcançou o bicampeonato após vitória no pavilhão da Quinta dos Lombos, mas esse não foi o único momento grande daquele final de tarde de 2 de Junho de 2018.

Rita Nogueira, ou Ritinha como é habitualmente tratada no mundo do futsal apareceu no jogo com a braçadeira de capitã no braço, braçadeira essa que habitualmente é usada por Joana Meira, mas que desta vez foi cedida à experiente jogadora que jogava o seu ultimo jogo da carreira.



Ritinha foi homenageada antes do inicio da partida


Foi uma bonita homenagem do clube a uma jogadora que passou nada mais nada menos que 14 temporadas ao serviço da Quinta dos Lombos e Ritinha não esconde a felicidade que sentiu pelo momento: “Fiquei muito contente e emocionada com a homenagem que me fizeram. Para mim sempre foi um orgulho representar este clube e agradeço todas as oportunidades que me deram. Poder voltar a usar a braçadeira no meu último jogo e em casa foi um orgulho! Fico muito grata por me terem proporcionado este momento tão especial”.

Foi assim o último jogo da carreira de Ritinha que aos 34 anos admite que existem dois fatores para ter tomado tal decisão: “o primeiro é claramente o desgaste físico que implica jogar e treinar a este nível: o segundo é mesmo por necessidade de ter tempo livre para poder fazer outras coisas e estar com a família. São 20 anos sempre ligada ao futsal (mesmo quando deixei de jogar) com os fins-de-semana ocupados. Tudo isso requer um compromisso e uma entrega muito grande e chegou a altura de me dedicar a outras coisas”.

Quanto aquilo as suas melhores recordações destes 14 anos ao serviço do clube, Ritinha admite que “O que levo do CRC Quinta dos Lombos são, sem dúvida alguma, as pessoas que fizeram parte de todo o meu percurso no clube. Desde treinadoras, a colegas de equipa, às minhas atletas. Porque as equipas e os clubes não se fazem sem pessoas e eu tive a sorte tremenda de estar rodeada das melhores pessoas”, destacando ainda “o primeiro ano em que fomos campeãs distritais” como o melhor momento da sua carreira, e em contrapartida “quando saí por uma época para jogar no SL Benfica” como o seu pior momento.

No que toca às pessoas que mais marcaram a carreira de Ritinha, esta não teve duvidas em afirmar que “a pessoa que mais me marcou foi a Fernanda Piçarra. Foi ela que me ensinou quase tudo o que eu sei, foi ela que me tornou na jogadora que sou hoje e que contribuiu muito para a minha formação como pessoa”. No entanto, há ainda lugar para algumas colegas de equipa, num leque de bastante importância para Ritinha onde encontramos jogadoras “que começaram juntamente comigo como a Sara, a Vera, a Andreia, a Rosinha e outras que foram aparecendo pelo caminho como a Pima, a Marta, a Woody, a Niki (agora minha treinadora), a Joaninha e a Inês Salvador” afirmando ainda que estas, “São pessoas que me acompanharão para sempre”.



No final do jogo, Ritinha tirou uma foto com alguns dos nomes que considera mais importantes no seu trajeto.


Ritinha já tinha abandonado o futsal no final da época 2010/11, nas acabou por voltar em 2016/17. Segundo a mesma, essa decisão deveu-se ao facto de o clube se encontrar “numa altura complicada em que estávamos com dificuldades para construir a equipa depois de muitas saídas. Voltei para poder ajudar um projeto que também eu ajudei a construir. Sinto que consegui dar um bom contributo e que está tudo encaminhado para voltarmos a lutar pelos primeiros lugares”.

Para terminar, Ritinha afirma com toda a certeza: “Claro que vou continuar a acompanhar e a torcer pelos Lombos, que será sempre o meu clube, e também por esta modalidade que é a minha paixão!

Após este último jogo de Ritinha pelo clube, apareceram algumas reações por parte de algumas pessoas que Ritinha nomeou como importantes.

Para alem de Fernanda Piçarra, que nos deixou uma homenagem à sua antiga jogadora, também a atual treinadora dos Lombos, Niki, que para alem de treinar foi também colega de equipa de Ritinha, em declarações à Zona Técnica, deixou “Uma palavra de agradecimento por ter ajudado a equipa nestas duas épocas sob o meu comando. A experiência, perseverança e conhecimento do jogo foram muito importantes para a evolução do grupo nestas duas épocas. Não descurando claro, todo o trabalho que fez em anos anteriores no clube”.

Quem também não quis deixar de prestar a sua homenagem foi Woody que deixou a seguinte mensagem no perfil de Ritinha:

“Obrigada por seres quem és, não apenas colega de equipa mas amiga à seria. Obrigada por me/nos teres ajudado a conquistar o que conquistamos todos estes anos. Love you!

# 20 anos de futsal! Dizemos que é o último até ao próximo.”

A Zona Técnica também não fica indiferente à carreira de Ritinha e deixa à jogadora um agradecimento especial por tudo o que fez pelo futsal feminino nacional. E tu, também queres deixar umas palavras à Rita? Usa os comentários para o fazeres.




Vídeos
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade