Bernardo Paçó agiganta-se e é a figura da jornada 1
Numa noite em que o Sporting CP esteve longe do seu melhor, houve um homem que se agigantou e segurou sozinho os primeiros três pontos da época. Bernardo Paçó fechou a única baliza inviolada de toda a 1.ª jornada da Liga Placard, travou por diversas vezes um Portimonense SC corajoso e transformou um 1-0 frágil numa vitória. Por isso, é ele a Figura da Jornada eleita pela Zona Técnica Futsal. Fomos à conversa com o guarda redes leonino.
Zona Técnica Futsal — Numa noite em que a equipa esteve aquém, foste tu a segurar a vitória com defesas fantásticas. Como analisas a tua exibição e o jogo?
Bernardo Paçó — "A nossa exibição foi abaixo do expectável, não fomos o Sporting que costumamos ser, perdemos muitos duelos, muitos passes falhados, pouca velocidade e o Portimonense soube aproveitar isso muito bem e fez um excelente jogo. A minha exibição foi importante, acho que fiz a diferença e estou muito feliz por isso porque durante o jogo percebi que não estávamos tão bem e que ia ser importante para o resultado do jogo."
Zona Técnica Futsal — Acerca do arranque da Liga, depois da conquista da Supertaça: sentiste que faltou algo ao Sporting para matar o jogo antes do último minuto?
Bernardo Paçó — "Acho que fizemos um grande arranque, fizemos um bom jogo na Supertaça, uma pré temporada muito boa, mas chegámos à primeira jornada e não tivemos tão bem, sabemos aquilo que temos que melhorar e já queremos mostrar o verdadeiro Sporting, aquilo que viram na pré temporada e na Supertaça."
Zona Técnica Futsal — O que te surpreendeu mais no adversário?
Bernardo Paçó — "Acho que, para ser sincero, quase nada. Tínhamos sido avisados que o jogo ia ser difícil, os jogadores muitos já conhecidos e sabíamos que por terem vindo da segunda divisão não significava nada."
Zona Técnica Futsal — No que toca ao trabalho específico de guarda redes, o que é que uma exibição destas te diz acerca da preparação que fazes durante a semana?
Bernardo Paçó — "Fico feliz por conseguir responder da melhor forma à exigência que foi o jogo e dá mais motivação para continuar com o trabalho."
Zona Técnica Futsal — Quanto ao calendário, o Sporting recebe já a 16 de setembro a AD Fundão, tem a Liga dos Campeões pela frente e a Taça Intercontinental. Como perspetivas este arranque de época?
Bernardo Paçó — "As perspetivas são encontrar o melhor Sporting, que eu tenho a certeza que vamos já mostrar isso frente ao Fundão, e aproveitar o momento em que estamos, que estamos a trabalhar bem. Apesar da má exibição, acho que tem sido um bom arranque, temos estado bastante bem, confiantes e temos treinado cada vez melhor. Podem esperar o melhor Sporting já no próximo jogo e em todas as competições."
O melhor 5 da jornada
A Zona Técnica Futsal escolheu também o melhor cinco da primeira jornada, com Bernardo Paçó entre os postes. À frente do guardião leonino entram Peléh, fixo da AD Fundão, autor do golo do empate e da assistência para a reviravolta diante do SC Braga, Lúcio Rocha, ala do SL Benfica e homem que desbloqueou um jogo que resistia na Luz, Thales Alves, ala do Eléctrico FC e primeiro marcador na difícil visita a Torres Vedras, e Nuno Miranda, ala da AD Fundão e autor do golo mais decisivo de toda a jornada, já com dois segundos por disputar.
Resumos da jornada 1
A primeira jornada da Liga Placard 2026/27 arrancou no Pavilhão Municipal do Fundão, com a AD Fundão a vencer o SC Braga por 3-2 num jogo de enorme emoção. Daniel Airoso adiantou os arsenalistas com um golaço, Peléh empatou, Renato Almeida operou a reviravolta e Tiago Brito voltou a igualar. Quando o empate parecia inevitável, Nuno Miranda apareceu isolado ao segundo poste, numa reposição lateral de Mário Freitas, e fez a festa dos serranos.
No Pavilhão João Rocha, o Sporting CP venceu o recém promovido Portimonense SC por 1-0. Bruno Pinto aproveitou um erro na saída de bola de Juan Pinheiro logo aos cinco minutos e, a partir daí, foram os alvinegros a criar perigo, sempre travados por um Bernardo Paçó em estado de graça. Os algarvios ainda arriscaram o 5x4 na reta final, sem sucesso.
Em Torres Vedras, no Pavilhão da Física, o Eléctrico FC venceu o SCU Torreense por 3-1, num encontro de alta tensão com duas expulsões. Thales Alves abriu o marcador após o vermelho a Felipinho, Tintim empatou na segunda parte e, mesmo com a equipa de Ponte de Sor reduzida a quatro pela expulsão de Miguel Malhão, foram os azuis a decidir, com Lucas Mestre de livre e Telmo Sousa já no último minuto, com o Torreense a jogar de 5x4.
Em Porto Salvo, Leões de Porto Salvo e SC Ferreira do Zêzere empataram 2-2. Pedro Marques e Pedro Santos colocaram os anfitriões por duas vezes na frente, mas Rui Fortes e Octávio Alves responderam sempre, premiando a resiliência dos zezerenses. Foram as estreias oficiais de Miguel Velez e Cristiano Coelho nos respetivos comandos técnicos.
Na Luz, o SL Benfica impôs-se ao recém promovido UPVN por 4-1. Os encarnados esbarraram durante quase toda a primeira parte num inspiradíssimo Jackson Ryan, até que Lúcio Rocha e Afonso Jesus marcaram no último minuto do primeiro tempo. Arthur ampliou de bola parada e, aos 33 minutos, Luís Montes protagonizou um momento invulgar: marcou na própria baliza e, instantes depois, reduziu para a equipa da Amadora.
O jogo mais louco ficou para Vila do Conde, onde Rio Ave FC e FC Famalicão empataram 4-4. O encontro teve dois autogolos, dois cartões vermelhos e sucessivas reviravoltas. Com os vilacondenses a jogar de 5x4 e Serginho na função de guarda redes avançado, Francisco Silva fixou a igualdade a um minuto do fim, num arranque de campeonato que ficará na memória.