Violência no futsal feminino brasileiro: jogadora que chutou cabeça de adversária no Ceará é investigada por lesão corporal



A Polícia Civil do Ceará está a investigar por lesão corporal a jogadora responsável pelas agressões ocorridas na abertura do Campeonato Municipal de Futsal Feminino de Eusébio, no Brasil, disputado no Ginásio Joaquim Gregório. O caso, ocorrido na quarta-feira, 22 de julho de 2026, envolveu duas equipas — Projeto RDJ Esport Feminino e As Resenhas — e chocou a comunidade desportiva brasileira pela violência das cenas captadas em vídeo.

O incidente aconteceu no arranque da segunda parte do encontro, com o Projeto RDJ a vencer por 1-0. Numa disputa de bola, uma jogadora de As Resenhas cometeu falta sobre uma atleta do RDJ, que ficou caída na quadra. De seguida, a agressora — cuja identidade não foi revelada — desferiu dois pontapés na cabeça da adversária já caída no chão. Uma outra atleta do RDJ aproximou-se para tentar defender a companheira de equipa e foi também atingida, desta vez com um soco no rosto.

Perante a gravidade da situação, o encontro foi encerrado, com árbitros, elementos das comissões técnicas e restantes atletas a entrarem em quadra para acalmar os ânimos. A jogadora agredida foi transportada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, onde recebeu assistência médica, tendo a Prefeitura do Eusébio confirmado, através da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), que a atleta se encontra bem após o atendimento.

Ao nível desportivo, as consequências foram imediatas: a Liga Desportiva do Eusébio aplicou uma suspensão de 5 anos à jogadora responsável pelas agressões, afastando-a de todas as atividades desportivas da cidade. Além disso, a equipa As Resenhas foi eliminada da competição. Um sinal de tolerância zero por parte das entidades organizadoras.

No plano criminal, foi registado um Boletim de Ocorrência contra a agressora, com o caso a ser investigado pela 3.ª Seccional da Região Metropolitana e pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil. A Polícia Civil confirmou que estão a decorrer oitivas e diligências para esclarecer os factos, com as investigações em andamento.

O Ministério Público do Ceará (MPCE) divulgou uma nota de repúdio às agressões, sublinhando que "os atos de violência (...) afrontam os princípios do esporte, da convivência respeitosa e da integridade física das competidoras", exigindo "uma resposta firme das instituições responsáveis". As investigações são ainda acompanhadas pelo Grupo Nacional de Combate à Violência nos Estádios (GNCOVE) e visam apurar a eventual responsabilidade criminal da agressora.

A Prefeitura do Eusébio, através da SEJUV, também emitiu comunicado a repudiar as agressões e a reforçar o compromisso com a promoção do desporto amador na cidade. O caso reacende a discussão sobre a necessidade de reforço da segurança e da educação desportiva em competições amadoras de futsal, sobretudo no contexto do futsal feminino, uma das modalidades em maior crescimento no país.


Vídeos
FPF apresenta microplanos estratégicos e Plano Nacional de Arbitragem
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade