Dupla histórica: Portugal e Brasil defrontam-se nas finais Feminina e Masculina do Mundial Universitário de Futsal



O futsal universitário português vai viver um dos dias mais memoráveis da sua história esta terça-feira, com as duas Seleções Nacionais Universitárias de Portugal — Feminina e Masculina — apuradas para as respetivas finais do Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2026, ambas frente ao Brasil. Um cenário absolutamente inédito e digno de assinalar, num dia absolutamente único que promete escrever páginas douradas no desporto nacional. As duas grandes finais realizam-se em Varsóvia e prometem emoções em altíssima voltagem para os adeptos portugueses.

A Seleção Nacional Universitária Feminina de Futsal, orientada por Luís Conceição e Ricardo Azevedo, garantiu a presença na final ao vencer a Alemanha por 3-0 na meia-final, num jogo em que dominou por completo o adversário. A formação portuguesa entrou de forma fulgurante, com Inês Couto a inaugurar o marcador logo aos 27 segundos com o seu primeiro golo pela Seleção Nacional. Depois de chegar ao intervalo a vencer por 1-0, Portugal dilatou a vantagem na segunda parte com golos de Inês Padinha (aos 18'01") e Laura Dias (aos 10'55"), fechando o marcador em 3-0. Um triunfo absolutamente convincente que confirmou o pleno de vitórias das Quinas Femininas ao longo do torneio (5 vitórias em 5 jogos).

Já a Seleção Nacional Universitária Masculina de Futsal, orientada por Pedro Palas e Luís Silva, garantiu a presença na final ao vencer a Chéquia por 8-4 num jogo bastante aceso, em que teve de "puxar dos galões" para se afirmar em quadra. Depois de uma primeira parte de altos e baixos — em que chegou a golear por 4-0 e a chegar ao intervalo a ganhar pela margem mínima —, a formação lusa foi mais incisiva na segunda metade e construiu um resultado absolutamente convincente. Tomás Silva, depois do bis apontado frente ao Líbano, apontou um hat-trick frente aos checos, num claro sinal do momento fantástico do ala. Gonçalo Paixão bisou também, enquanto Tiago Rodrigues, Abel Vaz e ainda um autogolo completaram a lista de marcadores portugueses.

Com este triunfo, a Seleção Nacional Universitária Masculina ganhou o direito de poder repetir o feito alcançado em 2008, em Koper, quando ergueu o troféu pela única vez na história do futsal universitário nacional. Um sonho absolutamente motivador que agora está a apenas um jogo de se concretizar, 18 anos depois dessa conquista histórica.

Em declarações no final da meia-final feminina, Inês Couto, autora do primeiro golo pela Seleção Nacional, mostrou-se emocionada: "O primeiro golo para mim foi muito especial porque é o meu primeiro golo por Portugal. É sempre bom marcar com esta equipa porque somos muito unidas e sinto sempre o apoio delas". Sobre o objetivo, foi convicta: "O nosso objetivo sempre foi ganhar o Mundial e acho que estamos preparadíssimas para ganhar. Sinto mesmo que estamos muito confiantes e vamos ganhar".

O selecionador Ricardo Azevedo apontou a defesa e a cabeça como as chaves para a final: "É não dar nada a defender e ter sempre a cabeça no lugar. Não deixar que o adversário no estilo de jogo, fisicamente, por contactos, nos tire do jogo; não deixar que os árbitros nos tirem do jogo (...) não deixar que a bancada nos tire do jogo. Temos de viver para nós. Amanhã temos de viver para nós".

Já do lado da Seleção Masculina, o técnico Luís Silva, que faz equipa com Pedro Palas, elogiou a resposta da equipa: "Fizemos um grande jogo. Pecámos apenas nos últimos cinco minutos da segunda parte, em que depois do golo do guarda-redes da Chéquia, ficámos nervosos e nunca mais nos conseguimos encontrar", afirmou, considerando que o intervalo ajudou a equipa a reorganizar-se: "Retificámos o que havia a retificar. E a segunda parte foi 'top'. Estamos onde merecemos estar.".

Sobre a falta de experiência da equipa, Luís Silva referiu que os jogadores têm um trunfo que ajuda a compensar. "Temos uma equipa bastante jovem, não sei se não é a mais nova do Mundial. E em alguns momentos a falta de experiência e maturidade pode surgir, mas temos uma entrega fabulosa, a qual consegue, muitas vezes, superar essa falta de experiência que, por vezes, acusamos", referiu. Sobre a final contra o Brasil, o técnico mostrou confiança absoluta: "Estamos na final, vamos jogar sem pressão. Temos de ser aquilo que temos vindo a ser ao longo da competição. Estou bastante confiante, os jogadores acreditam no processo e vamos dar tudo para sair vitoriosos".

Abel Vaz, autor do último golo de Portugal na meia-final, fez uma análise crua à partida: "Entrámos muito fortes no jogo, fizemos quatro golos de forma rápida e isso não fez muito bem à equipa. Não estivemos muito organizados a defender no 5x4. O intervalo fez-nos bem, foi aí que se viu a força da nossa equipa", disse, indicando que "a final com o Brasil será muito física e quem ganhar mais duelos individuais terá vantagem". E deixou um aviso: "Vamos tentar ganhar o troféu 18 anos depois e continuar a fazer história".

As duas grandes finais estão marcadas para esta terça-feira, 7 de julho, em Varsóvia, num dia absolutamente único para o futsal universitário nacional. Portugal joga a final feminina às 15h00 (hora de Lisboa) e a final masculina às 18h00 (hora portuguesa), num programa duplo que os adeptos portugueses vão acompanhar através de transmissão em direto no Canal 11. Um dia que promete entrar para a história do desporto português.


Vídeos
FPF apresenta microplanos estratégicos e Plano Nacional de Arbitragem
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade