Ludgero Lopes é Campeão Italiano de Futsal com o L84 Torino
O internacional português Ludgero Lopes é Campeão de Itália de Futsal pela primeira vez na sua carreira. O pivô lisboeta, de 28 anos, integra o plantel do L84 Torino, que se sagrou campeão italiano da Serie A de Futsal 2025/2026 ao vencer o Covei Meta Catania Bricocity por 4-3 no Jogo 3 da final, conquistando o primeiro Scudetto da sua história e devolvendo o título nacional italiano à cidade de Turim 27 anos depois, desde a última conquista do Torino em 1999. Uma coroação absolutamente histórica que tem também sotaque português, com Ludgero Lopes a integrar a formação campeã da Península Itálica.
Ludgero Lopes, nascido a 17 de agosto de 1997, em Lisboa, tem 28 anos e é uma das principais referências portuguesas do futsal internacional. Com 191 cm de altura e 87 kg, canhoto, o pivô luso chegou ao L84 Torino já com a temporada 2025/2026 em curso, depois de ter iniciado a época ao serviço do Fortitudo Pomezia (onde somou 3 jogos e 1 golo). Na sua passagem pelos piemonteses, apontou 3 golos em 10 jogos, contribuindo para a construção do plantel que agora ergue o Scudetto italiano de forma inédita. Ao serviço da Seleção Nacional A de Portugal, o pivô contabiliza 4 jogos disputados e 1 golo apontado.
O percurso profissional de Ludgero Lopes confirma a sua qualidade competitiva e uma carreira internacional absolutamente notável. Depois da formação no Sporting CP, onde chegou a atuar pela equipa principal em 2015/16, cumpriu uma temporada no AEL Limassol, no Chipre, em 2016/17. Regressou a Portugal para representar o SC Braga em 2017/18, com um registo notável de 37 jogos e 17 golos. Seguiram-se três temporadas de excelência absoluta ao serviço do CRC Quinta dos Lombos (2018/19, 2019/20 e 2020/21), onde apontou 65 golos em 71 jogos, num dos registos mais expressivos da sua carreira, com destaque para a temporada 20/21 (23 golos em 23 jogos).
Em 2021/22 representou o CR Leões Porto Salvo (14 jogos, 7 golos) com uma passagem também pelo Modicus Bruval. Rumou depois à Polónia, em 2022/23, onde brilhou ao serviço do KS Constract Lubawa com 22 golos em 22 jogos, com uma passagem também pelo Portimonense nessa época. Em 2023/24 deu o salto para a Bélgica, ao serviço do Herentals, onde apresentou um registo absolutamente impressionante de 31 golos em 28 jogos, num claro sinal do reconhecimento da sua qualidade no futsal europeu. Rumou depois a Itália, ao Fortitudo Pomezia, onde cumpriu uma temporada notável em 2024/25 (31 jogos, 19 golos) antes de se mudar em 2025/26 para o L84 Torino, onde agora ergue o título nacional italiano.
Com esta conquista, Ludgero Lopes junta o Scudetto italiano ao seu palmarés pessoal, num momento absolutamente notável da sua carreira internacional. O pivô lisboeta soma assim mais uma conquista de dimensão europeia e confirma-se como uma das principais referências portuguesas no futsal internacional, com passagens absolutamente bem sucedidas pela Bélgica, Polónia e agora Itália. A Zona Técnica Futsal felicita Ludgero Lopes pela conquista histórica e aguarda os próximos capítulos de uma carreira que continua a escrever-se com sotaque luso pelos principais palcos do futsal europeu.