Cláudio Martins é o novo treinador do Quinta dos Lombos



Técnico portuense, recém-saído do Torreense, assume o desafio de devolver os carcavelenses à elite. Quinta dos Lombos compete na 2.ª Divisão Nacional após descida da Liga Placard

O Quinta dos Lombos já tem novo timoneiro para a próxima temporada. Cláudio Martins, treinador português de 38 anos, natural do Porto, é o escolhido para assumir o comando técnico da equipa de Carcavelos, no que será uma temporada de máxima exigência: o regresso ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, depois da descida histórica do clube.

A escolha do novo treinador surge numa altura simbólica para o emblema de Carcavelos, que se prepara para enfrentar a 2.ª Divisão Nacional pela primeira vez ao fim de mais de uma década no escalão maior. O objetivo do clube será, naturalmente, a subida imediata e a reconstrução de um projeto que se quer competitivo e capaz de devolver o emblema ao convívio dos melhores. Cláudio Martins assume assim o desafio com a missão de liderar essa reorganização.

Esta temporada, Cláudio Martins orientou o SCU Torreense na Liga Placard, totalizando 28 jogos oficiais entre I Divisão, Taça de Portugal e Taça da Liga. Antes, na época 2024/25, repartiu o ano entre Torreense e FC Famalicão, depois de uma temporada de 2023/24 como treinador-adjunto no SC Braga, onde teve a oportunidade de trabalhar num dos projetos mais competitivos do futsal nacional.

A grande etapa da sua afirmação como treinador principal foi vivida no Lusitânia dos Açores, clube que orientou durante quatro temporadas seguidas (2019/20 a 2022/23), com particular destaque para os 23 triunfos em 35 jogos oficiais na época 2022/23. Nessa altura, foi também responsável pela equipa feminina dos açorianos, numa demonstração de versatilidade dentro da modalidade. Antes, em 2017/18 e 2018/19, deu os primeiros passos como técnico no CS São João, em escalões de formação (Sub-11, Sub-17 e Sub-20, neste último também como treinador de guarda-redes).

Refira-se que, antes de iniciar a carreira de treinador principal, Cláudio Martins teve um longo percurso como jogador na posição de guarda-redes, com passagens pelo AD Fundão (três épocas), Modicus Bruval, Belenenses, CS São João e SC Lusitânia, entre outros emblemas. 

A chegada de Cláudio Martins a Carcavelos sucede à saída de Alcides Lopes, técnico que tinha orientado os Lombos nesta temporada e que rumou recentemente à UPVN, equipa que garantiu a subida à Liga Placard. O clube de Carcavelos enfrenta agora um período de reformulação profunda, que já incluiu, nas últimas semanas, a confirmação da continuidade do capitão Gonçalo Sobral e a renovação dos contratos de Milton Dias, Tiago Pinto, Fábio Lima e Duarte Ganhão, peças essenciais para sustentar o projeto desportivo da nova era.

Com identidade renovada e missão clara, o Quinta dos Lombos começa agora a desenhar uma temporada 2026/27 que terá como objetivo principal devolver o clube à Liga Placard, ao escalão maior onde permaneceu durante 11 épocas consecutivas


Vídeos
FPF apresenta microplanos estratégicos e Plano Nacional de Arbitragem
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade