Nuno Silva: “Estamos aqui por mérito e queremos continuar em prova”



A ADCR Caxinas Poça Barca e a AD Fundão entram em campo às 14h00, no Multiusos de Gondomar, para disputar o segundo encontro da Final Eight da Taça da Liga de Futsal Placard 2026. Depois do jogo inaugural da competição, o duelo coloca frente a frente duas equipas ambiciosas que procuram garantir presença nas meias-finais da prova e continuar a sonhar com o primeiro troféu do ano.

A Taça da Liga reúne oito equipas em formato de eliminatórias diretas, num torneio curto onde o erro pode ser decisivo e onde a consistência competitiva ao longo dos 40 minutos é frequentemente determinante. Para o Caxinas, a presença nesta fase representa já um marco importante na temporada e um objetivo alcançado pelo trabalho desenvolvido desde o início da época.

O treinador Nuno Silva destacou o orgulho do clube por atingir esta fase da competição e sublinhou que esse feito deve servir como motivação adicional para enfrentar o desafio que se segue.

“O sentimento, em primeiro lugar, é de felicidade e orgulho por termos atingido um objetivo que tínhamos definido no início da época desportiva. Essa forma de estar tem de ser agora motivo de motivação para a competição. Estamos por mérito nesta fase decisiva e temos de encarar o primeiro jogo de forma ambiciosa para podermos continuar em prova e realizarmos a melhor prestação do clube.”

Pela frente estará uma AD Fundão tradicionalmente competitiva nas competições nacionais e que se caracteriza por uma forte organização coletiva. Apesar de algumas mudanças no plantel, o técnico do Caxinas acredita que a formação beirã continua a apresentar um elevado nível competitivo.

“O nosso adversário é uma equipa que sofreu algumas mudanças nesta fase de transição de época e mostra-se competitiva e capaz neste recomeço de época desportiva. A Desportiva do Fundão sempre se caracteriza por ser uma equipa organizada, com jogadores experientes, mas com irreverência.”

Nuno Silva destacou ainda a importância de a sua equipa manter o foco no próprio jogo e nas tarefas coletivas, apontando este encontro como uma oportunidade para o clube deixar a sua marca na competição.

“O mais importante é identificarmos o que poderá ser o jogo e, acima de tudo, concentrar a nossa atenção e energia no que serão as nossas tarefas e funções para podermos ser bem-sucedidos, olhando para o jogo como uma oportunidade de marcarmos uma página na nossa história.”

Num torneio disputado em poucos dias, o treinador do Caxinas sublinhou também a importância da estabilidade emocional e da gestão dos diferentes momentos do jogo, fatores muitas vezes decisivos em competições deste formato.

“Este tipo de competições caracteriza-se, normalmente, pelo equilíbrio dos jogos e pelo domínio completo das diferentes fases do jogo que é exigido a uma equipa que queira ser competitiva e vencedora. Nesse sentido é determinante a capacidade das equipas terem estabilidade emocional para poderem fazer vários jogos com pouco tempo de descanso de forma consistente.”

Com duas equipas competitivas e habituadas a jogos de grande intensidade, espera-se um encontro equilibrado e decidido em pequenos detalhes. A eficácia ofensiva, a organização defensiva e a capacidade de gerir os momentos de maior pressão poderão revelar-se determinantes para definir quem seguirá em frente na Taça da Liga de Futsal Placard.


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade