Illes Balears Palma Futsal vence o Riga Futsal no primeiro duelo da Champions
O Illes Balears Palma Futsal venceu este domingo o Riga Futsal Club por 7-4, na primeira mão dos quartos de final da UEFA Futsal Champions League, disputada em Son Moix, e parte para a segunda mão com uma vantagem de três golos na corrida à Final Four.
O Palma entrou com intensidade máxima. Ainda não tinham decorrido dez segundos quando Fabinho obrigou Diego Roncaglio a defesa apertada para canto. Na sequência, o próprio Fabinho inaugurou o marcador com um potente remate de longe (1-0).
A pressão manteve-se e, aos cinco minutos, David Peña assinou um momento de classe ao colocar a bola junto ao poste direito (2-0). O técnico português do Riga, Tiago Polido, pediu de imediato desconto de tempo, mas o domínio espanhol manteve-se.
Alisson, em grande forma, ampliou para 3-0 com um movimento típico de pivô e, pouco depois, fez o 4-0 após um lance rápido de reposição lateral. O Palma estava avassalador.
Apesar das tentativas ofensivas do Riga, muitas delas com envolvimento do guarda-redes Roncaglio, Dennis esteve em destaque na baliza espanhola, realizando intervenções decisivas. Antes do intervalo, Alisson assistiu Mateus Maia para o 5-0, num contra-ataque exemplar.
O recomeço parecia confirmar o controlo local e Ernesto fez o 6-0 aos 27 minutos, elevando ainda mais a confiança da equipa.
Contudo, com o jogo aparentemente resolvido, surgiram erros na saída de bola e algum relaxamento defensivo. O Riga aproveitou para reduzir por Claudino e Roncaglio (6-2), reacendendo a esperança visitante.
Charuto respondeu com o 7-2, na recarga a remate de David Peña, devolvendo alguma tranquilidade. No entanto, o conjunto orientado por Tiago Polido nunca desistiu. Claudino voltou a marcar e ainda houve um autogolo de Fabinho, fixando o resultado final em 7-4.
Claudino foi a grande figura do Riga, assinando um hat-trick que mantém viva a discussão da eliminatória.
Forte presença portuguesa no Riga
O Riga apresentou uma forte componente portuguesa, liderada pelo capitão da Seleção Nacional, Bruno Coelho, que integrou o cinco inicial. No banco esteve o treinador português Tiago Polido, enquanto Luís Casaca desempenha funções como treinador de guarda-redes.
Essa influência lusa voltou a ser visível na capacidade de reação da equipa letã na segunda parte.
O Palma leva três golos de vantagem para a segunda mão na Letónia, mas a reação final do Riga deixa a eliminatória longe de estar decidida. A corrida à Final Four de Pesaro continua aberta.