Jorge Braz após o triunfo sobre a Polónia: “Na segunda parte já houve Portugal”
A Seleção Nacional de Futsal fechou, esta quinta-feira, a fase de grupos do UEFA Futsal EURO 2026 com mais uma vitória, desta vez por 3-2 frente à Polónia, somando o pleno de triunfos (3 jogos, 3 vitórias) e garantindo o primeiro lugar do Grupo D.
No final do encontro, o Selecionador Nacional, Jorge Braz, analisou o desempenho da equipa, explicou as dificuldades sentidas e projetou já o duelo dos quartos de final, frente à Bélgica.
«Pensei que não ia trabalhar tanto no jogo 100.»
«Depois chegamos a um ponto em que percebemos que as pessoas mais importantes são eles, os jogadores. Não vale a pena forçar isto ou aquilo; é tranquilizá-los e lembrar-lhes quem somos, o que fazemos e jogarem o que sabem.»
«Na segunda parte já houve Portugal em vários momentos.»
«Sabíamos que a Polónia é a equipa defensivamente mais agressiva, que joga muito naquela zona cinzenta, com bola aérea, bola aérea, bola aérea… Quase uma peladinha com golos de cabeça. É algo que já não faço há tantos anos e se calhar tenho de incluir no processo de treino, para nos habituarmos.»
«Como é que matamos isto? Tendo bola e jogando.»
«Foi o que fizemos na segunda parte. Aí já estávamos a ser mais nós. E quando assim é, cai para o nosso lado. Siga, esta fase está feita. Agora vamos preparar bem a fase a eliminar.»
Sobre a Bélgica:
«São as surpresas que sabemos que podiam acontecer. Entraram muito bem no Europeu, com uma vitória que agora lhes permite esta qualificação. É assim, nunca podemos desligar. Estamos cá e vamos estar prontos. Muito respeito pela Bélgica e pelas suas valências, mas vamos estar prontos.»
foto - GettyImages