Afonso Jesus: “O coletivo forte é a base para as individualidades aparecerem”



Na antevisão à estreia de Portugal no Campeonato da Europa de Futsal 2026, frente à Itália, Afonso Jesus destacou a qualidade da preparação da Seleção Nacional, sublinhando a importância do foco interno, da humildade diária e da força coletiva como pilares para enfrentar um Europeu marcado pelo equilíbrio competitivo.

O internacional português começou por realçar o trabalho realizado ao longo de todo o estágio, tanto em Portugal como já em solo esloveno.

“Foi uma preparação muito bem conseguida da nossa parte, não só desde que chegámos aqui, mas também todos os dias de treinos que tivemos em Portugal.”

Consciente da exigência do primeiro desafio, Afonso Jesus reconheceu a qualidade do adversário, mas reforçou a identidade da Equipa das Quinas.

“É um jogo importante, é frente a uma seleção muito forte, que nos vai obrigar a estar no nosso melhor nível. Olhamos muito para nós, para o que podemos fazer. É o início do Europeu, logo com um grande jogo.”

O ala destacou que o principal foco da Seleção passa pelo seu próprio rendimento, sem desvalorizar quem está do outro lado.

“Nós preocupamo-nos essencialmente com aquilo que temos de fazer e com o nosso nível. Isso é o mais importante. Cada um de nós estará a dar o seu melhor.”

Ainda assim, fez questão de sublinhar o respeito total pelos adversários.

“Não desrespeitamos ninguém, pois sabemos a qualidade que está do outro lado. Sabemos os pontos fortes dos adversários, mas estamos focados no nosso nível e na nossa equipa.”

Afonso Jesus apontou a humildade como um dos segredos do sucesso sustentado da Seleção Nacional, mesmo após as conquistas recentes.

“A humildade com que nós olhamos diariamente para o trabalho é fundamental. Temos orgulho nas pessoas que temos ao nosso lado e isso faz com que o ego não nos suba à cabeça, mesmo depois do que já conquistámos.”

Para o internacional português, é nesse compromisso diário que se constroem as grandes equipas.

“As grandes equipas formam-se muito aí, no que fazem diariamente. Essa é a chave da nossa Seleção.”

Antecipando um Europeu extremamente competitivo, Afonso Jesus deixou claro que não haverá jogos fáceis.

“São jogos equilibradíssimos. Estamos num Europeu onde as equipas têm um nível muito equilibrado e com seleções muito competentes.”

O jogador destacou ainda que os encontros serão decididos nos detalhes e na qualidade dos duelos individuais, sempre suportados por uma forte organização coletiva.

“Acho que todos os jogos serão decididos no detalhe e nos duelos individuais. Sabemos bem a qualidade que Portugal tem, mas essas individualidades só vão aparecer se o coletivo estiver muito forte.”

Foto: FPF


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade