Afonso Jesus: “O coletivo forte é a base para as individualidades aparecerem”
Na antevisão à estreia de Portugal no Campeonato da Europa de Futsal 2026, frente à Itália, Afonso Jesus destacou a qualidade da preparação da Seleção Nacional, sublinhando a importância do foco interno, da humildade diária e da força coletiva como pilares para enfrentar um Europeu marcado pelo equilíbrio competitivo.
O internacional português começou por realçar o trabalho realizado ao longo de todo o estágio, tanto em Portugal como já em solo esloveno.
Consciente da exigência do primeiro desafio, Afonso Jesus reconheceu a qualidade do adversário, mas reforçou a identidade da Equipa das Quinas.
O ala destacou que o principal foco da Seleção passa pelo seu próprio rendimento, sem desvalorizar quem está do outro lado.
Ainda assim, fez questão de sublinhar o respeito total pelos adversários.
Afonso Jesus apontou a humildade como um dos segredos do sucesso sustentado da Seleção Nacional, mesmo após as conquistas recentes.
Para o internacional português, é nesse compromisso diário que se constroem as grandes equipas.
Antecipando um Europeu extremamente competitivo, Afonso Jesus deixou claro que não haverá jogos fáceis.
O jogador destacou ainda que os encontros serão decididos nos detalhes e na qualidade dos duelos individuais, sempre suportados por uma forte organização coletiva.
“Acho que todos os jogos serão decididos no detalhe e nos duelos individuais. Sabemos bem a qualidade que Portugal tem, mas essas individualidades só vão aparecer se o coletivo estiver muito forte.”
Foto: FPF