Jorge Braz quer Portugal a vencer desde o primeiro minuto no Euro 2026



Na véspera da estreia de Portugal no Campeonato da Europa de Futsal 2026, frente à Itália, Jorge Braz deixou claro o objetivo da Seleção Nacional: começar a ganhar e assumir o controlo do grupo desde o primeiro jogo.


Após o treino oficial realizado esta sexta-feira na Arena Stozice, em Ljubljana, o selecionador nacional destacou a exigência do adversário, mas reforçou que o foco está totalmente em Portugal.

“A Itália tem grande maturidade competitiva, está bem preparada e com jogadores experientes. A Itália não é só o Merlim, têm outros jogadores que já venceram muito na carreira. Têm grande valia e vão obrigar-nos a estar no nosso melhor nível.”


Para Jorge Braz, o encontro de estreia representa o ponto de partida de um percurso que a equipa quer fazer com ambição máxima.

“Amanhã é o início do percurso. Todos os jogos em que entramos é para vencer, especialmente numa fase final. Queremos começar bem e queremos ter nove pontos no final do grupo.”


O selecionador lembrou ainda que, apesar de já se terem registado surpresas no Europeu, Portugal quer evitar qualquer margem para erro.

“Já vimos algumas surpresas neste Euro, mas nós não queremos surpresas. Queremos ser nós e começar muito bem este Europeu.”


Jorge Braz sublinhou que a principal batalha está dentro da própria equipa, reforçando a importância da identidade portuguesa.

“A questão-chave somos nós, Portugal. Quando olhamos demasiado para os outros, deixamos de dar importância a nós próprios. O foco está em nós e no que podemos fazer.”


Satisfeito com o ambiente vivido no grupo, o selecionador destacou o compromisso, a felicidade e a entrega total dos jogadores.

“Ver toda a equipa feliz, focada no processo e no trabalho, deixa-me muito satisfeito. Estamos onde queremos estar. Temos de estar felizes por disputar uma fase final e mostrar quem somos.”


A confiança do treinador estende-se a todo o plantel, sublinhando a profundidade e a preparação do grupo.

“Posso esticar o braço e entre quem entrar não vai haver problema.”


Sem subestimar nenhum adversário do Grupo D, Jorge Braz alertou para a necessidade de concentração absoluta desde o primeiro minuto.

“Queremos ser Portugal e só olhamos para as nossas cores. Existe muita qualidade do outro lado, tanto na Itália como na Hungria e na Polónia.”


Por fim, o selecionador deixou um aviso claro sobre os riscos de qualquer distração numa fase final.

“As outras seleções conseguem equilibrar o jogo com as suas armas. Se houver distrações, o jogo pode cair para o lado deles. Amanhã não vai haver distrações.”


Portugal entra assim em campo determinado a transformar ambição em ação, iniciando o Europeu com uma exibição à altura do estatuto conquistado nos últimos anos.

Foto: FPF


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade