“Estamos motivados e preparados”: Edu confiante antes do Europeu
A Seleção Nacional de Futsal prosseguiu esta terça-feira o estágio de preparação para o Campeonato da Europa de 2026, realizando mais uma sessão de treino na FPF Arena Portugal, após exames médicos e trabalho de ginásio durante a manhã.
A equipa orientada por Jorge Braz disputará dois jogos particulares frente à Bósnia, marcados para 16 e 18 de janeiro (Porto Salvo e FPF Arena Portugal), antes da viagem para a Eslovénia, agendada para 21 de janeiro.
Antes do treino, Edu falou aos jornalistas e destacou o entusiasmo do grupo na aproximação à competição.
O guarda-redes assumiu estar “muito feliz” por voltar a representar Portugal numa grande prova:
“É um orgulho estar entre os 14 eleitos. Quero que chegue o dia. Agora é trabalhar, só isso importa. Sabemos o que queremos, e é normal haver responsabilidade: Portugal é bicampeão europeu e todos querem vencer-nos.”
Sobre o ambiente interno, Edu sublinhou a motivação elevadíssima do plantel:
“Vejo toda a gente focada e com muita ambição. Mesmo sendo só o primeiro dia, notou-se a motivação do grupo. Os estreantes têm muita qualidade e vêm para acrescentar. Eu e o Bernardo Paçó vamos fazer o nosso melhor para orgulhar quem ficou de fora.”
Com frieza, o internacional luso também falou sobre os objetivos no Europeu:
“Ninguém está a pensar já no tricampeonato. Primeiro, temos uma fase de grupos muito complicada. Vamos jogo a jogo, mas é claro que somos um dos favoritos.”
O caminho de Portugal no Euro 2026
Portugal integra o Grupo D, juntamente com Itália, Hungria e Polónia. Esta será a 11.ª presença portuguesa numa fase final, numa competição onde a Seleção chega como bicampeã em título (2018 e 2022).
Jogos da fase de grupos – Arena Stozice, Ljubljana:
24 janeiro – Portugal vs Itália (14h30 locais)
27 janeiro – Portugal vs Hungria (17h30 locais)
29 janeiro – Portugal vs Polónia (20h30 locais)
As meias-finais estão marcadas para 4 de fevereiro e a final para 7 de fevereiro.
foto - fpf.pt