De A a Z, o futsal português em 2025 Por Pedro Catita



De A a Z, 2025 foi um ano que disse muito sobre o futsal português.
Um ano de conquistas, pessoas, ideias, processos e momentos que ajudaram a consolidar Portugal como potência global da modalidade, dentro e fora da quadra. Entre títulos, despedidas, afirmações, formação, talento jovem e liderança técnica, o futsal escreveu mais um capítulo denso, exigente e profundamente humano.

Este ABC do futsal em 2025 não pretende ser exaustivo, nem definitivo. É um exercício de memória, identidade e reflexão, letra a letra, sobre aquilo que marcou o ano — o que fomos, o que somos e o que queremos continuar a ser.

Porque no futsal, pensar o jogo também faz parte do jogo.

A
Ana Catarina

Ana Catarina, 33 anos, fecha o ano com a medalha de prata e eleita — obviamente — a melhor guarda-redes do Mundial 2025. Seguindo a lógica, vai ser eleita a Melhor do Mundo em 2025 pelo FutsalPlanet, pela quinta vez (!), depois de 2018, 2020, 2021 e 2024. É “tão só”… candidata a melhor guarda-redes de sempre.

B
Braz, Jorge

O mister cinco estrelas, como pessoa e como treinador, celebrou 15 anos como Selecionador Nacional de Futsal no dia 14 de julho. Multicampeão e multivencedor, já liderou a Seleção das Quinas em mais de 100 jogos oficiais. Inspirador, influenciador, visionário — que venham mais 15, pelo menos. É o Coordenador Técnico de Futsal. Referência para José Luís Mendes, cirurgicamente ao seu lado nesta caminhada desde o primeiro dia.

C
Conceição, Luís

O treinador de 49 anos, natural de Martim Longo, no sotavento algarvio, selecionador desde 2014, personifica o histórico segundo lugar no Mundial das Filipinas, amparado na qualidade de toda a comitiva, e simboliza o caminho ascendente que tem sido realizado no futsal feminino nos últimos anos. Competição inesquecível do início ao fim. A primeira parte das meias-finais diante da Argentina ficará gravada para sempre, numa exibição a roçar a perfeição e que será compêndio para memória futura.

D
Dedicação

2025 trouxe mais gente dedicada ao futsal, tenho plena convicção. Atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, pais e familiares são cada vez mais, e assim esta Família faz e acontece. Faz e acontece. Faz e exige. Faz e é (auto)crítica. Faz e é positiva. A Família.

E
Europeu

Foi ano de qualificação para a fase final do Euro 2026. Bicampeão em título (2018 e 2022), invicto há quase 10 anos em Europeus, Portugal foi imperial no trajeto e garantiu o apuramento logo ao cabo de quatro das seis jornadas. Claro.

F
Formação

Os escalões de formação são uma bandeira do futsal português. A formação de treinadores também. Aumentando o número de unidades de treino semanais/mensais, incrementando o treino individual, qualificando ainda mais os treinadores, o caminho formativo será cada vez mais consistente e capaz, traduzindo-se numa base sólida de crescimento e desenvolvimento desportivos. O ano de 2025 deu sequência ao caminho; os próximos anos serão entusiasmantes e desafiantes.

G
Golo

O golo é o objetivo do jogo: marcar mais e sofrer menos. É um momento mágico para todos. Para quem joga, para quem treina, para quem vê, para todos.
Gooooooooooooooooooooooolo!

H
Humano

Foi, é e será sempre o principal. As pessoas, os valores, o ser e estar, o fazer, a paixão, a resiliência, a visão holística são obrigatórias no processo. “Se todos quisermos, o mundo será extraordinário”, Rui Nabeiro.

I
Interassociações

Os Torneios Interassociações, masculinos e femininos, continuam a ser as provas que, desde cedo, privilegiam a deteção e seleção de talentos pela estrutura técnica da FPF, destinadas às seleções distritais de todo o Portugal. Milhares de futsalistas, centenas de treinadores e staff a desfrutar de todas as virtudes da prática desportiva. Momentos de agregação, crescimento e desenvolvimento, festa rija, envolvimento entre todos, partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas, capacidade organizativa, memórias, presente e futuro. Um por todos e todos por um — em prol do futsal — fica bem vincado nestes torneios.

J
Jogar

Jogar, jogar, jogar, jogar. 2025 teve muito “bom jogar”. Ainda bem. Respeitar e honrar o jogar, nas múltiplas vertentes, tem de ser um farol diário. Porque (o) jogar é a mola de tudo.

K
Klein, Cassiano

O técnico brasileiro, de 43 anos, é o grande obreiro do título de Campeão Nacional obtido pelo Benfica, conquistado no quinto e decisivo jogo da emocionante final, a escassos dois minutos da buzina, em pleno Pavilhão João Rocha, culminando uma maratona iniciada em outubro e apenas definida no sprint final. Pisou Portugal pela primeira vez alguns meses antes e, passo a passo, Cassiano Klein foi construindo a identidade do jogar da equipa. Estudioso da modalidade, com uma filosofia baseada em alta intensidade, muita movimentação com e sem bola, trocas rápidas de passes e jogo coletivo que eleva o nível individual.

L
Léo Gugiel

Foi o melhor jogador da final e o melhor jogador do campeonato. Guarda-redes completo, seja nos postes seja no limite da área, e exímio a subir no campo para passar ou rematar.

M
Moldávia

Mais um país para ficar na nossa memória. Assistiu de cadeirinha a Portugal sagrar-se Bicampeão Europeu de Sub-19, com épico golo da vitória a 14 segundos da buzina. José Luís Mendes e os seus pupilos revelaram um jogar dinâmico, com mobilidade e circulação de bola e jogadores, posse com variabilidade dos sistemas 4x0 e 3x1, e esquemas táticos sempre perigosos. Defesa individual com muita pressão e trocas pontuais, agressiva e intensa, aliada a transições rápidas e objetivas. Rodrigo Monteiro foi eleito o MVP da prova e, a par de Renato Almeida e Tiago Rodrigues, integrou o Cinco Ideal.

N
Nun’Álvares

O clube de Fafe fez história em 2025 ao conquistar, a 10 de junho — Dia de Portugal —, pela primeira vez, o título de Campeão da Liga Feminina, derrotando na final o Santa Luzia. Em setembro, o Nun’Álvares, novamente comandado por Paulo Tavares, venceu também a Supertaça e fez assim o pleno de troféus nacionais. Nas outras competições femininas, o Benfica venceu a Taça da Liga, em fevereiro, e a Taça de Portugal, em março.

O
Organização

Dentro de campo e fora dele, somos a maior potência do mundo na organização. A todos os níveis. Um país à beira-mar plantado que é exemplo para todos no futsal.

P
Palma

O Palma fez história em Le Mans, França, em maio de 2025, ao tornar-se o primeiro clube a conquistar a Champions pela terceira vez consecutiva, curiosamente antes mesmo de conquistar qualquer troféu em Espanha. Está invencível na prova, facto notável, sempre sob o comando de Antonio Vadillo. Luan Muller, Carlos Barrón e Rivillos fizeram parte das três vitórias.

Q
Qualidade

A qualidade é decisiva. Foi mais um ano de qualidade. Tenhamos diariamente pelo menos mais 1% de qualidade: nas ações, nas relações, nos comportamentos, nas decisões. Porque a qualidade gera qualidade. Sempre.

R
Ricardinho

15 de agosto de 2025 foi o dia em que Ricardinho anunciou o fim da carreira profissional, aos 39 anos, numa cerimónia emotiva na Cidade do Futebol. O melhor futsalista de sempre, mágico sublime a fazer arte com a bola nos pés, eleito seis vezes Melhor do Mundo (2010, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018). Brilhante carreira. Brilhante.

S
Sporting

Vencedor da Taça da Liga, em fevereiro. Vencedor da Taça de Portugal, em março. Quarto classificado na Champions, em maio. Vice-campeão nacional, em junho. Vencedor da Supertaça, em setembro. Em novembro, Nuno Dias igualou o recorde de jogos na Champions: 80. Renovou até 2030. Mais um ano em cheio.

T
Tempo

2025 teve muito tempo útil. E também algum não útil, por vezes. Otimizar os muitos tempos do futsal à nossa disposição é obrigação coletiva.

U
União

Foi mais um ano de união. A união faz a força. Juntos somos mais fortes e mais capazes de alcançar objetivos e superar desafios, em colaboração e cooperação. Juntos vamos mais longe. Sempre.

V
(Ao) vivo

Ver futsal ao vivo — e desporto, na verdade — continua a ser único e especial. Sempre que possível, troquem e incentivem todos a trocar o sofá pela “almofadinha p’ra bola” e encham os pavilhões. Futsal com adeptos a vibrar é outra coisa.

W
Wisdom

Wisdom (sabedoria). A qualidade ou o estado de ser sábio e compreender, ajudar e aplicar o conhecimento da forma mais correta e justa. “Conhecimento é saber que o tomate é uma fruta; sabedoria é não o colocar numa salada de frutas”, Miles Kington. Em 2025, o futsal português continuou a revelar muita sabedoria.

X
Xadrez

O futsal, jogo de oposição, é xadrez em constante movimento e interação, com peças de características diferentes, em prol do objetivo. Dá ênfase à técnica, criatividade, improvisação e tenacidade. O futsal é xadrez jogado a alta velocidade.

Y
Youth

Youth (Juventude). É a base do presente e do futuro. Continuemos a tratar bem a juventude do futsal.

Z
Zona Técnica

No futsal, a zona técnica é muito mais do que o espaço delimitado no banco. O ano de 2025 foi forte na Zona Técnica.

Por Pedro Catita



Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade