Góis marca, mas Portugal não vai além do empate diante da Ucrânia
A Seleção Nacional de Futsal empatou esta sexta-feira por 1-1 frente à Ucrânia, no primeiro de dois jogos de preparação disputados no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira. A partida serviu de ensaio para o Campeonato da Europa 2026.
A Ucrânia entrou melhor e criou as primeiras situações de perigo, mas Portugal respondeu aos 2 minutos com uma grande iniciativa de Pauleta, que obrigou Sukhov a defesa apertada. O jogo ganhou intensidade e, pouco depois, Lúcio Rocha e Bruno Coelho estiveram perto de inaugurar o marcador.
Aos 12’, a Ucrânia aproveitou um erro na saída de bola portuguesa e Ihor Korsun fez o 1-0. A reação lusa foi imediata, com Tomás Paçó e Lúcio Rocha a ameaçarem o empate. A Equipa das Quinas assumiu o controlo e chegou ao golo aos 17’, após excelente reposição de André Correia, que encontrou Rúben Góis. O pivô assinou um golo de grande qualidade, restabelecendo o 1-1.
Antes do intervalo, Portugal ainda marcou por Góis, mas o lance foi invalidado por mão, e Tomás Paçó atirou à barra numa jogada individual.
Na segunda metade, Portugal voltou a entrar melhor, com Silvestre, Kutchy e Afonso muito ativos no ataque. A Ucrânia respondeu por Cherniavskyi, que rematou por cima com perigo.
Com o jogo mais partido e ambas as equipas a alternarem momentos de domínio, o equilíbrio foi dominante. Portugal acumulou faltas cedo, o que condicionou a pressão alta. Ainda assim, Kutchy esteve perto do golo em duas ocasiões e Bernardo Paçó brilhou ao travar uma jogada coletiva perigosa dos ucranianos.
Nos minutos finais, Silvestre esteve a centímetros do 2-1 ao segundo poste e, já em contra-ataque, Kutchy isolou-se, mas atirou por cima perante o guarda-redes ucraniano. O resultado não voltou a mexer.
Portugal volta a defrontar a Ucrânia no domingo
O segundo jogo entre as duas seleções está marcado para domingo, novamente às 19h45, no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho.
foto - fpf.pt