Águia continua a voar em solitário: Benfica vence SC Braga na Luz
O Sport Lisboa e Benfica continua só com vitórias no Campeonato e com seis pontos de vantagem na liderança. Águia recebeu o Sporting Clube de Braga e golearam depois de uma primeira parte dominante, com Arthur e Jacaré a bisarem e Lúcio Rocha a marcar de penálti no fim.
O Pavilhão da Luz recebeu, esta terça-feira, o jogo de encerramento da 12.ª jornada da Liga Placard, que colocou frente a frente Benfica e SC Braga, equipas que mediram forças nas últimas meias-finais dos playoffs. Desta feita, André Correia, Raúl Moreira, Peléh, Gabriel Mazzeto, Ricardo Lopes, Gonçalo Pereira e Tiago Sousa foram preteridos por Cassiano Klein e Joel Rocha que, depois do aquecimento, teve ainda de retirar o lesionado Bebé, chamando Gonçalo Paixão.
O campeão nacional entrou melhor na partida e na bola de saída, Kutchy ficou perto de marcar de calcanhar (1’). Na resposta, Vilan Sousa atirou ao lado (5’) e, no lance seguinte, André Correia aproveitou o erro arsenalista, arrancou para a baliza e colocou à direita para Arthur que, com um remate, colocado, abriu as contas (1-0). Com o resultado aberto, o Benfica continuou por cima e quase dilatou a vantagem logo a seguir, mas o remate de Arthur acertou no poste (7’).
A meio da primeira parte foi a vez de Silvestre Ferreira acertar na trave da baliza de Dudu (11’) e, depois de Rocha parar o jogo pela primeira vez, Jacaré aumentou as contas numa jogada construída por Léo Gugiel, que colocou para o cabeceamento de Kutchy e, depois de um ressalto em Vitão ter traído Dudu, o pivot aumentou as contas (2-0). Até ao intervalo, um erro do guarda-redes originou o terceiro golo, com Arthur a bisar depois de Vitão ter falhado o corte (3-0).
Na segunda metade, Jacaré bisou no arranque, a passe de Silvestre (4-0), antes de o jogo entrar numa toada faltosa e com vários cartões, entre eles um duplo amarelo para Arthur, que deixou o Benfica em desvantagem numérica e permitiu ao SC Braga empatar nesse período, através de Tiago Brito (4-1).
A oito minutos do fim, os encarnados chegaram às cinco faltas e, logo a seguir, Kutchy cometeu a sexta, com Vilian a permitir a defesa de Diogo Carrera no livre de dez metros (33’). Seguiu-se a quinta falta de equipa dos minhotos, por parte de Willian Carioca, e a sétima falta lisboeta, por André Coelho. Na cobrança de novo livre, Hugo Neves atirou colocado, para a direita, a meia-altura, e relançou o jogo (4-2).
Joel Rocha parou de imediato o jogo e colocou Tiago Brito como guarda-redes avançado, mas o Benfica quase marcou de seguida, com Afonso Jesus a rematar ao poste com a baliza deserta (36’). No lance seguinte foi a vez de Léo Gugiel acertar à barra, quando Brito estava na baliza (37’). Logo a seguir, Lúcio Rocha recuperou e rematou de imediato, acertando… no poste (39’). No lance seguinte, Carlinhos recebeu na área, rodou e foi tocado por Tiago Brito, que acabou expulso por duplo amarelo. No penálti, Lúcio atirou forte para o meio e fez o 5-2 final.
Com esta vitória, o Benfica chega aos 36 pontos, mais seis que o Sporting e 13 que o Leões de Porto Salvo. O SC Braga continua no sexto posto, com 17 pontos, a dois do Rio Ave. No próximo domingo, as águias vão visitar os vilacondenses (11 horas), ao passo que os minhotos vão receber o Sporting (15 horas).