Maria Odete Rocha: "Ambiente fantástico"
Guarda-redes aborda o espírito da Seleção Nacional A Feminina, na contagem decrescente para o Mundial
A Seleção Nacional A Feminina conta os dias para o pontapé de saída do primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, que terá início nas Filipinas, com o jogo de abertura marcado para sexta-feira, no PhilSports Arena, em Manila. Portugal estreia-se no Grupo C, frente à Tanzânia, no domingo (às 06h30 de Portugal Continental).
Entre os treinos no pavilhão, o ginásio e até nos corredores do hotel, que serve de sede a várias equipas neste torneio histórico, a expectativa cresce, dentro e fora da quadra. Maria Odete Rocha, 29 anos, guarda-redes do GCR Nun'Álvares, expressou à fpf.pt o ambiente vivido pela Seleção Nacional nesta fase final da preparação. "Já se sente o ambiente de Mundial, provavelmente desde o dia em que chegámos, apesar de esta semana ser 'a' semana. Todas estamos ansiosas para que chegue o dia de jogo", admitiu. "Temos andado a trabalhar bem e a equipa tem estado muito bem. O ambiente está fantástico, principalmente, aqui dentro, entre todas as atletas; o nosso convívio demonstra isso."
A Seleção Nacional tem trabalhado em território filipino desde sábado, e teve ontem o seu derradeiro jogo de preparação antes do início do torneio. A vitória por 3-2 sobre a Colômbia proporcionou uma experiência valiosa para o que está por vir. "Foi importante, porque nunca tínhamos apanhado uma seleção assim e percebemos aquilo com que vamos contar no Mundial", explicou Maria Odete Rocha, referindo-se ao estilo de jogo mais físico da Colômbia, que desafiou a equipa portuguesa. "Vai ser um desafio para Portugal, porque não estamos habituadas. Nós estamos habituadas a ter a bola no pé, sem tanto contacto, e aquele que houve ontem pôs a equipa à prova, mas foi bom. O teste foi positivo, porque é aquilo que vamos apanhar durante o Mundial", analisou.
Com os olhos postos na competição, que representa a concretização de um sonho para quem vive para o futsal, a guarda-redes mostrou-se entusiasmada com o momento. "Já caiu a ficha, demorou um bocadinho, mas estou super feliz", concluiu Maria Odete Rocha.
Primeiro treino de Marta Teixeira
A preparação da Seleção Nacional A Feminina para o Campeonato do Mundo Feminino de Futsal prosseguiu esta terça-feira, com a integração de Marta Teixeira nos trabalhos da equipa orientada por Luís Conceição. A ala do GCR Nun'Álvares foi chamada para substituir Raquel Santos, do SL Benfica, que sofreu uma lesão. Marta Teixeira juntou-se à comitiva na noite de segunda-feira e, já esta manhã, teve a oportunidade de treinar com as suas companheiras em Manila.