Nuno Dias: “Vamos com a ambição de vencer e passar em primeiro lugar”
O Sporting Clube de Portugal estreia-se esta quarta-feira, 29 de outubro, na UEFA Futsal Champions League, iniciando a caminhada europeia na Ronda Principal A, com o objetivo claro de vencer e garantir o primeiro lugar do grupo.
Inseridos no Grupo 1, os Leões vão defrontar, em Makarska (Croácia), o FC Prishtina (Kosovo), o Kairat Almaty (Cazaquistão) e o MNK Novo Vrijeme Makarska (Croácia) — equipa anfitriã. O primeiro jogo realiza-se amanhã, às 16h00 (hora de Portugal Continental e Madeira), frente aos kosovares.
Em declarações antes da partida para a Croácia, o treinador Nuno Dias sublinhou a ambição e seriedade com que o Sporting CP encara a competição:
“Nós olhamos para todas as competições sempre com o olho da vitória, com a ambição de conquista e com o objetivo de vencer. Seja aqui, seja no estrangeiro, seja a UEFA Futsal Champions League, o que for.”
O técnico leonino destacou, no entanto, as dificuldades logísticas e físicas da prova, com três jogos em quatro dias, além das viagens longas e escalas que antecedem o torneio.
“O Kairat Almaty é vice-campeão europeu e dispensa apresentações. As outras duas equipas, tanto o campeão croata como o do Kosovo, trazem-nos o desafio de termos menor acesso a informação. O Prishtina parece-me a equipa com menos poder das três, mas é campeão e tem dinâmica de vitória”, referiu Nuno Dias.
Sobre os restantes adversários, o treinador destacou o poder físico do MNK Novo Vrijeme Makarska, reforçado com o português Júnior (ex-Torreense), e a qualidade individual e coletiva do Kairat Almaty, que considera ser o rival direto pela liderança do grupo.
“O jogo com o Kairat poderá decidir o líder do grupo. Queremos ganhá-los todos e ser primeiros nesta fase.”
Com o novo formato da competição, as três primeiras equipas de cada grupo seguem para os oitavos-de-final, agora disputados a duas mãos, substituindo a antiga Ronda de Elite.
“O sorteio será quase aberto e poderemos cruzar-nos logo com equipas como o SL Benfica, o FS Cartagena, o Illes Balears Palma, o Kairat Almaty ou o Semey FC. Mas primeiro queremos ultrapassar esta fase da melhor forma.”
Nuno Dias reforçou o orgulho leonino em disputar a principal prova europeia de clubes:
“Jogar a Champions é jogar a competição mais importante do mundo. Temos tido o privilégio de a jogar muitas vezes e de chegar longe. Queremos voltar à Final Four.”
Por fim, o treinador destacou o mês de novembro intenso que o Sporting CP terá pela frente, com dez jogos em poucas semanas:
“O esforço físico será grande, mas os jogadores sabem que valorizamos o mérito e o trabalho. Todos têm de estar disponíveis ao máximo para que as minhas escolhas sejam cada vez mais difíceis.”