Regresso em alta voltagem: Antevisão de António Aires da Jornada 6 da Liga Placard



Regresso da Liga após pausa para as seleções

Após uma breve paragem para os compromissos da seleção, o Campeonato Português de Futsal está de regresso este fim-de-semana, trazendo duelos de grande interesse.
O Benfica visita o Fundão para defender a liderança, o Sporting recebe o Quinta dos Lombos e o Leões de Porto Salvo, que partilha o topo com o Benfica, defronta o Torreense.
A jornada conta ainda com o dérbi entre Famalicão e Braga, prometendo muita intensidade na luta pelos primeiros lugares.


ADCR Caxinas Poça Barca vs Ferreira do Zêzere

O jogo entre o Caxinas e o Ferreira do Zêzere coloca frente a frente o nono e o quarto classificado.
Ambas as equipas desejam somar pontos.
O Caxinas, procura retomar o caminho das vitórias e, a jogar em casa, quer recuperar depois da derrota no dérbi frente ao Rio Ave.
Destaca-se Martim Dorda, com 3 golos, como uma das principais mais-valias da equipa.

O conjunto ferreirense tem sido uma das agradáveis surpresas da época.
A equipa está motivada, vem de uma vitória e continua a efectuar uma caminhada que a coloca na parte cimeira da tabela classificativa.
Destaque para o seu poder ofensivo com 18 golos marcados, com Rui Fortes e Jô com 4 golos cada um.
Será um duelo em que cada detalhe pode definir o vencedor.


AD Fundão vs SL Benfica

Na linda região da Beira Interior, o Fundão recebe o Benfica.
Um confronto com história no futsal português. Um duelo que promete grande intensidade.
É verdade que a equipa orientada por Nuno Couto tenta encontrar pela primeira vez o caminho para a vitória no presente campeonato.
É grande a urgência de somar pontos.

A tarefa diante das águias antevê-se hercúlea. Ofensivamente, os serranos estão com dificuldade de encontrar o caminho da baliza.
Detêm o ataque menos produtivo da prova, com apenas 4 golos marcados nesta temporada.

Por outro lado, o Benfica, liderado por Cassiano Klein, chega moralizado após a vitória por 4-2 sobre o Sporting na jornada anterior.
A equipa encarnada está em alta “rotatividade”. Destaca-se pelo seu poderoso ataque, com 23 golos marcados, tendo Higor Souza como o melhor marcador, com 6 golos, e Artur a municiar os finalizadores da sua equipa, pois lidera em assistências o “ranking” na presente liga.

Constata-se grande versatilidade no 3:1 e 4:0, que parece começar a ganhar mais consistência e automatização.
Fluidez nos movimentos dos jogadores. Cada um começa a interiorizar qual o espaço para onde se movimentar e ocupar, com e sem bola.
Outro item é o sucesso registado nos esquemas táticos, que começam a ter peso na hora de acrescentar mais golos ao placard.

Com este panorama, o Benfica chega como favorito, mas o Fundão vai tentar contrariar e surpreender, aproveitando o fator casa.


Sporting CP vs Quinta dos Lombos

Os leões orientados por Nuno Dias chegam a esta jornada ocupando o terceiro lugar da tabela classificativa, com um saldo de 26 golos marcados e 10 sofridos.
Apesar da derrota diante da águia, continuam a ser uma equipa temível, que em nada belisca a qualidade e a identidade do Sporting.

O jogo diante do eterno rival foi equilibrado.
Os leões têm jogado sem pivôs de referência, com Rocha a ser o único disponível, já que Allan e Zicky Té continuam ausentes por lesão.
Como Filipe Valério, internacional brasileiro, também ausente, aportará imensa qualidade ao jogo do rei da selva.

Mesmo com estas baixas, o Sporting tem sabido reinventar-se, alternando sistemas e explorando a mobilidade dos alas para criar desequilíbrios.
Veremos se Taynam, que saiu lesionado na última partida, é opção para este jogo.

Por sua vez, a Quinta dos Lombos está a ter um campeonato abaixo das expectativas, ocupando o antepenúltimo lugar da classificação, com apenas 3 pontos.
A equipa apresenta a defesa mais batida da prova, tendo sofrido 27 golos.
Creio que se vai apresentar com ambição e dimensão competitiva para alimentar o sonho de somar pontos.


Leões Porto Salvo vs Torreense

Os Leões de Porto Salvo, que lideram o campeonato, atravessam um bom momento.
A jogar diante dos seus adeptos, procuram dar continuidade ao futsal apoiado, intenso e ofensivo que caracteriza a equipa, fazendo do conjunto de Cláudio Moreira um sério candidato à fase das decisões.

Este é um dos jogos mais interessantes da jornada.
Os Leões têm o melhor ataque da prova (27 golos) e a segunda defesa menos batida (8 golos sofridos).

Os jogadores-chave continuam a ser fundamentais para o momento atual que a equipa vive.
Apesar de o grupo, no seu conjunto, ser a maior valia, Anderson Fortes e Ruan Silvestre ganham preponderância — este último é o melhor marcador da equipa e do campeonato, com 7 golos.

Do lado do Torreense, Cláudio Martins chefia uma equipa que encara qualquer adversário olhos nos olhos.
Mostra-se competitiva e capaz de criar dificuldades, especialmente quando encontra espaço para as suas rápidas transições ofensivas.

A equipa conta com Nicolas, Romada, Tintim, Célio Coque e Nuno Miranda, entre outros jogadores com argumentos para surpreender qualquer adversário.

É, portanto, um verdadeiro duelo entre os “Cláudios”, onde só um sairá a sorrir — o que fizer a melhor “claudiografia tática” do jogo!


Eléctrico FC vs Rio Ave FC

O Eléctrico, penúltimo classificado com zero pontos, vive um momento complicado e este jogo é de extrema importância.
A equipa conta com Luca Mestre, Alê Teixeira, Telmo Sousa, Henrique Vicente e Simi Saiotti, que têm agora a missão de finalmente conquistar pontos e devolver a esperança às gentes de Ponte de Sor.

A equipa alentejana tem sentido dificuldades na finalização e na consistência defensiva, aspetos que têm pesado nos resultados.
Contudo, diante do Braga, onde perderam pela margem mínima, evidenciaram melhorias significativas.

Do outro lado, o Rio Ave, moralizado pela vitória no dérbi frente ao Caxinas, está em lugares de playoff.
Destaca-se o pivô internacional Rúben Gois e o núcleo duro composto por Serginho, Cigano, Peixinho e Tiago Cruz, que são essenciais no sucesso da equipa, coadjuvados pelos restantes jogadores que lutam para manter o clube entre a elite.

Um duelo que promete intensidade, equilíbrio e emoção até ao apito final.


FC Famalicão vs SC Braga

O dérbi do Minho promete emoções fortes, com o Famalicão de Kitó Ferreira a receber o SC Braga de Joel Rocha — duas velhas raposas da táctica.

O Famalicão, equipa combativa e organizada, quer tirar partido do fator casa para superar o rival, apesar dos jogos como visitado apresentarem um défice de sucesso.

O Braga, com ambições claras, procura manter a consistência e reduzir a diferença para o topo.
Nos guerreiros arsenalistas, destaca-se o jovem pivô Luís Fernandes, melhor marcador da equipa com 3 golos, que tem aproveitado a ausência de William Carioca (lesão) para se afirmar.

Entre os mais experientes, Mamadú Touré continua a espalhar a sua magia, sendo peça-chave nas ações ofensivas — tal como foi no Caxinas e diante do Eléctrico.

Pelo lado do Famalicão, o destaque vai para Douglas Risi, goleador e referência ofensiva, bem como para Amílcar, que tem sido determinante nas ações de ataque.

Um jogo que promete emoção, rivalidade e intensidade — um dérbi minhoto à altura da tradição!


Uma jornada vibrante de futsal português

Todos os jogos da jornada mostram que o futsal português está vibrante, com cada equipa a dar tudo para conquistar os seus objetivos.
Vamos ter uma jornada em que se celebra o talento, a paixão e a competitividade que fazem do futsal um espetáculo único.

Na semana em que ficou definido o caminho de Portugal rumo à defesa do título europeu, o sorteio ditou que a Seleção Nacional integra o Grupo D com Itália, Polónia e Hungria.

Recorde-se ainda que Sporting e Benfica se preparam para representar Portugal na UEFA Futsal Champions League, cuja caminhada europeia começa já na próxima semana.

Viva o futsal! 


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade