Portugal vence Letónia em Riga e arranca estágio com triunfo seguro

A Seleção Nacional de Futsal iniciou com vitória o duplo compromisso diante da Letónia, ao vencer este domingo por 3-1 no Team Sports Multifunctional Hall, em Riga. O encontro, transmitido em direto no Canal 11, assinalou o arranque da segunda janela de preparação da Equipa das Quinas rumo ao Campeonato da Europa de 2026.
Portugal procurou desde os primeiros instantes assumir o controlo do jogo através da posse e da circulação rápida da bola, mas seria a Letónia a criar as primeiras situações de perigo, obrigando Edu a duas boas intervenções perante Tarakanovs e Babris.
A resposta portuguesa não tardou: Miguel Ângelo ameaçou de longe e, pouco depois, aos 5’, uma jogada individual de Lúcio Rocha pela esquerda deixou o aviso antes do golo inaugural.
Na sequência de um canto cobrado por Afonso, Diogo Santos apareceu ao segundo poste e, de primeira, fez o 1-0 com um remate forte e colocado.
A vantagem durou pouco: aos 6’, a Letónia aproveitou uma recuperação em zona alta e Sergejs Motiļs restabeleceu o empate.
Sem se abalar, Portugal respondeu com personalidade. Numa jogada coletiva bem trabalhada, Afonso insistiu na área adversária e, à segunda tentativa, assinou o 2-1.
Os anfitriões voltaram a ameaçar através de Tarakanovs, mas o remate saiu ao lado. O jogo manteve-se intenso e equilibrado, com Tiago Brito a acertar no poste aos 11’, e Bruno Maior a obrigar o guardião Križanovskis a uma defesa apertada.
O guarda-redes letão seria novamente testado, desta vez por Kutchy, mas sem sucesso. O equilíbrio durava, até que aos 15’, após canto de Afonso, Kutchy apareceu oportuno para fazer o 3-1, premiando a eficácia da equipa portuguesa nas bolas paradas.
Nos minutos finais da primeira parte, Portugal consolidou a vantagem, controlou o ritmo e neutralizou o jogo letão, que ainda tentou o 5x4, sem resultados práticos até ao intervalo.
André Correia assumiu a baliza de Portugal aos 13' e já na segunda parte foi chamado a intervir logo nos minutos iniciais, respondendo com segurança. André Coelho e Silvestre Ferreira tiveram ocasiões para ampliar o marcador, e aos 28’, Afonso voltou a estar perto do golo, assistindo de seguida Lúcio, que viu Mūrnieks negar-lhe o 4-1.
O domínio português manteve-se. Miguel Ângelo, aos 30’, voltou a criar perigo num remate de pé esquerdo, e até Bernardo Paçó, já em campo, ameaçou o golo num lance de bola corrida.
A Letónia apostou de novo no 5x4 a dez minutos do fim, mas Bernardo Paçó, que assumiu os últimos 13 minutos de jogos, respondeu com segurança, negando o golo aos anfitriões aos 34’. Pouco depois, Kutchy esteve perto de bisar e fechar o marcador, mas o resultado final manteve-se em 3-1.
A vitória confirma o bom momento da Seleção Nacional, que voltou a demonstrar qualidade coletiva, consistência defensiva e eficácia ofensiva, mesmo em terreno adversário.
Portugal volta a defrontar a Letónia na próxima terça-feira, às 19h00 locais (17h00 em Portugal Continental), novamente em Riga, para o segundo jogo deste estágio de preparação.
foto - fpf.pt