Jorge Braz: “A Letónia vai trazer dificuldades, certamente”



Selecionador Nacional sublinha a importância dos jogos de preparação e elogia a evolução do adversário

A Seleção Nacional de Futsal encontra-se em Riga, onde prepara dois jogos de caráter particular frente à Letónia, no caminho rumo ao Campeonato da Europa de 2026, que se disputará entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro, na Letónia, Lituânia e Eslovénia.

Na véspera do primeiro encontro — marcado para este domingo, às 16h00 (hora portuguesa), no Team Sports Multifunctional Hall — o Selecionador Nacional, Jorge Braz, fez a antevisão da partida, realçando a importância deste momento de trabalho e o crescimento do adversário.

A Letónia vai trazer dificuldades, certamente. Tem evoluído nos últimos tempos, tem jogadores a jogar em ligas interessantes e está a preparar-se para disputar o Europeu em casa. Estão motivados e vão buscar um extra por defrontarem Portugal. Serão jogos exigentes e muito úteis para trabalharmos e crescermos tendo em vista o Europeu”, afirmou.

O técnico português destacou ainda o valor da continuidade e da inovação na construção da equipa:

Temos um grupo cada vez mais alargado, com jogadores que já cá estão e outros que podem entrar. É importante voltarmos a estar juntos, melhorar, refinar e inovar. Nunca mantemos o mesmo, queremos sempre mais. Estamos na segunda janela de preparação — de quatro até ao Europeu — e estes momentos servem precisamente para crescermos e inovarmos no que queremos fazer.”

Braz destacou também a identidade coletiva e o potencial técnico do grupo, mas lembrou que há espaço para evolução:

Ainda temos coisas a melhorar como seleção, dentro do talento e da qualidade que temos. Tudo isto, assente na nossa identidade e organização, reforça ainda mais o nosso potencial. Queremos melhorar todos os dias.”

Questionado sobre o perfil da Letónia, o selecionador português sublinhou a intensidade e a força física do adversário:

Destaco a intensidade e a forma combativa com que disputam cada jogo. Têm jogadores morfologicamente fortes, rápidos e explosivos. Tenho a certeza que vão encarar os jogos com muita determinação.”

Com o foco já apontado ao próximo grande desafio europeu, Jorge Braz voltou a reforçar a mentalidade que define a Seleção das Quinas:

“O segredo está na consistência e na ambição. Queremos ser Portugal todos os dias, em cada treino, em cada jogo, com a mesma exigência e vontade de evoluir.”


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade