Jorge Braz: “A Letónia vai trazer dificuldades, certamente”

Selecionador Nacional sublinha a importância dos jogos de preparação e elogia a evolução do adversário
A Seleção Nacional de Futsal encontra-se em Riga, onde prepara dois jogos de caráter particular frente à Letónia, no caminho rumo ao Campeonato da Europa de 2026, que se disputará entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro, na Letónia, Lituânia e Eslovénia.
Na véspera do primeiro encontro — marcado para este domingo, às 16h00 (hora portuguesa), no Team Sports Multifunctional Hall — o Selecionador Nacional, Jorge Braz, fez a antevisão da partida, realçando a importância deste momento de trabalho e o crescimento do adversário.
“A Letónia vai trazer dificuldades, certamente. Tem evoluído nos últimos tempos, tem jogadores a jogar em ligas interessantes e está a preparar-se para disputar o Europeu em casa. Estão motivados e vão buscar um extra por defrontarem Portugal. Serão jogos exigentes e muito úteis para trabalharmos e crescermos tendo em vista o Europeu”, afirmou.
O técnico português destacou ainda o valor da continuidade e da inovação na construção da equipa:
“Temos um grupo cada vez mais alargado, com jogadores que já cá estão e outros que podem entrar. É importante voltarmos a estar juntos, melhorar, refinar e inovar. Nunca mantemos o mesmo, queremos sempre mais. Estamos na segunda janela de preparação — de quatro até ao Europeu — e estes momentos servem precisamente para crescermos e inovarmos no que queremos fazer.”
Braz destacou também a identidade coletiva e o potencial técnico do grupo, mas lembrou que há espaço para evolução:
“Ainda temos coisas a melhorar como seleção, dentro do talento e da qualidade que temos. Tudo isto, assente na nossa identidade e organização, reforça ainda mais o nosso potencial. Queremos melhorar todos os dias.”
Questionado sobre o perfil da Letónia, o selecionador português sublinhou a intensidade e a força física do adversário:
“Destaco a intensidade e a forma combativa com que disputam cada jogo. Têm jogadores morfologicamente fortes, rápidos e explosivos. Tenho a certeza que vão encarar os jogos com muita determinação.”
Com o foco já apontado ao próximo grande desafio europeu, Jorge Braz voltou a reforçar a mentalidade que define a Seleção das Quinas:
“O segredo está na consistência e na ambição. Queremos ser Portugal todos os dias, em cada treino, em cada jogo, com a mesma exigência e vontade de evoluir.”