Portugal aplica goleada histórica e segue para as meias-finais

A Seleção Nacional sub-19 de futsal encerrou a fase de grupos do Europeu da categoria com chave de ouro, ao derrotar a Moldávia por 10-0, esta quarta-feira, na Arena Chisinau, garantindo a passagem às meias-finais com uma campanha imaculada: três jogos, três vitórias, 21 golos marcados e apenas um sofrido.
O jogo começou praticamente a sorrir para Portugal. Logo aos 2’01’’, Afonso Mourinha abriu o marcador de grande penalidade, e o golo abriu caminho a uma avalanche ofensiva. Em apenas três minutos, Tomás Nogueira (3’10’’) e Rodrigo Monteiro (3’36’’) ampliaram para 0-3, deixando claro que a noite seria longa para os moldavos.
A equipa da casa tentou resistir, mas Portugal não levantou o pé. Ainda na primeira parte, Rodrigo Monteiro voltou a marcar (19’07’’), fazendo o 0-4 ao intervalo.
No segundo tempo, a seleção portuguesa manteve a intensidade e resolveu de forma categórica: António Pereira (25’31’’) e Martim Castela (25’49’’) ampliaram de rajada, antes de Rodrigo Monteiro chegar ao hat-trick (28’09’’). Logo a seguir, Tomás Nogueira (29’31’’) também bisou, e a partir daí foi uma questão de números. Castela voltou a marcar (34’42’’) e, já perto do fim, Eduardo Tchuda (37’59’’) fechou a contagem em 0-10.
A Moldávia pouco conseguiu fazer ofensivamente, limitada às defesas de Slavinschi e a raras tentativas de Baciu e Raducan, sempre travadas pela boa organização portuguesa.
Com esta goleada, Portugal confirma o primeiro lugar do Grupo A e vai defrontar a Eslovénia nas meias-finais.
Figura da partida: Rodrigo Monteiro – autor de três golos, sempre oportuno e eficaz, foi o rosto maior da superioridade portuguesa.
foto - fpf.pt