Edu quer Portugal preparado para brilhar no Europeu de Futsal: "Chegar ao Euro no nosso melhor é a prioridade"

"O grupo está feliz, já estávamos com saudades de estar aqui todos juntos. Estamos com muita vontade de preparar o Europeu da melhor forma e encarar esta fase com muita dedicação", afirmou o guarda-redes português, que representa o El Pozo Murcia. Edu reconhece que ainda há tempo até ao Euro, mas sublinha a importância de "afinar e melhorar certas coisas" nesta fase inicial do plano de preparação.
Os dois confrontos com a Croácia são encarados como testes de elevado grau de exigência. "Sabemos que a Croácia é uma equipa muito forte, venceu todos os jogos na qualificação, tal como nós. São fisicamente poderosos, com jogadores de muita qualidade, e serão dois bons testes para nós", garantiu Edu, reforçando a seriedade do adversário.
Com concentrações mensais agendadas até ao Europeu, a Seleção acredita que este planeamento permitirá chegar com o coletivo bem oleado. "Estes estágios mensais ajudam muito no fortalecimento das dinâmicas. É um planeamento que nos vai ajudar na preparação do Europeu", assegura o camisola 1, que não esconde o orgulho: "Sempre que vejo o meu nome na convocatória é um orgulho diferente. É sempre especial representar Portugal."
Edu falou ainda sobre a excelente relação entre os guarda-redes da Seleção: "Somos uma 'família' dentro da família. Sempre houve um espírito incrível entre nós, desde os tempos do Bebé, Vítor Hugo e André Sousa. Agora com o Basílio, André Correia, Cristiano e Bernardo Paçó, mantemos essa ligação forte e de entreajuda."
Antes de terminar, deixou um apelo aos adeptos: "Convido os adeptos a irem aos jogos de Vila do Conde. O pavilhão estará certamente cheio. Os portugueses respondem sempre muito bem à nossa equipa. Serão dois jogos interessantes, tanto para os adeptos como para nós."
A Seleção Nacional inicia com confiança mais uma etapa de preparação para o Euro 2026, com foco, compromisso e uma base coesa. Os duelos frente à Croácia serão testes exigentes e determinantes para avaliar o ritmo competitivo da equipa portuguesa. Com nomes experientes como Edu, e uma geração cheia de talento, Portugal quer chegar à fase final no pico de forma, com o sonho de renovar o título europeu bem vivo.