CA Sangemil confirmado na III Divisão Nacional 2025/2026 após convite da FPF

O quadro de clubes promovidos à III Divisão Nacional de Futsal 2025/2026 está finalmente encerrado, com a Taça Nacional Sénior Masculina a definir os 11 clubes que irão integrar a competição na próxima época. A prova, que decorreu entre os meses de maio e junho, apurou os dois primeiros classificados de cada série geográfica (A a E) e o melhor terceiro classificado, resultando assim na promoção direta dos 11 clubes.
Entretanto, deu-se a exclusão de alguns clubes devido ao não cumprimento dos requisitos regulamentares. O SR Manjoeira, que inicialmente havia garantido a sua promoção, foi excluído após não cumprir as condições exigidas pela Federação Portuguesa de Futebol. Da mesma forma, o Quarteira, que se encontrava como o 2.º melhor terceiro classificado, também não reuniu os requisitos necessários para ascender à III Divisão.
Este cenário abriu uma vaga adicional, que foi atribuída ao Clube Académico de Sangemil, o 3.º melhor terceiro classificado da Taça Nacional, permitindo assim ao clube da Maia alcançar a tão desejada promoção ao terceiro escalão do futsal nacional.
Clubes Promovidos à III Divisão Nacional de Futsal 2025/2026:
Série A: Contacto FC (15 pts), Juventude de Pedras Salgadas (11 pts)
Série B: Lusitânia Lourosa FC (14 pts), Pedreles (9 pts)
Série C: CRP Ribafria (16 pts), União 1919 (13 pts)
Série D: SR Manjoeira (12 pts), CD Nacional (9 pts) [SR Manjoeira excluído por não cumprir requisitos]
Série E: CDR Águias Unidas (13 pts), SM 3 d’Agosto 1885 (11 pts)
Melhor 3.º classificado: GCRD Domingão (9 pts)
Convite da FPF: CA Sangemil (3.º melhor 3.º classificado)
A inclusão do CA Sangemil na III Divisão é uma conquista importante para o clube, que se junta ao cenário competitivo nacional, trazendo ainda mais representação da AF Porto para o terceiro escalão do futsal português. O clube da Maia, após conquistar a Liga Trust da AF Porto, terá agora a oportunidade de disputar a III Divisão e dar continuidade ao seu crescimento e ambição no futsal nacional.