Joel Rocha: "foi uma conquista com qualidade, com sacrifício e superação, com maturidade, com ambição e é efetivamente notável e incrível"



Joel Rocha conquistou em Sines a 1ª Taça de Portugal para o Sporting Clube de Braga.

No final da partida era um treinador satisfeito e feliz por tamanha conquista.

Mais uma vitória sobre o Sporting, esta a valer a primeira taça de Portugal da história do Sporting de Braga, tem um diferente, por causa disso?

 

Ganhar é sempre especial. Ganhar o primeiro troféu de um clube centenário com o Sporting Clube de Braga é ainda mais especial e é também muito especial pela forma como trabalhamos diariamente. Os nossos jogadores, a nossa estrutura, a nossa equipa técnica pluridisciplinar, merecia jogar a final e merecia sentir capacidade para poder ganhar, fosse quem fosse os adversários que tivéssemos pelo caminho, porque os nossos objetivos e ambições medem-se por nós, não pelos adversários com que nos cruzamos. E é obviamente ainda especialmente saboroso quando conquistámos um troféu perante uma das melhores equipas de futsal do mundo, da Europa e de Portugal, da forma como foi. Com qualidade, com sacrifício e superação, com ambição, e sou obviamente um treinador e um homem feliz e orgulhoso.

 

Estas vitórias estas época sobre o Sporting dão-lhe alento e esperança para a reta final de época, nomeadamente para a fase decisiva do campeonato?

 

O que nos dá alento ao dia a dia são as nossas ambições e aquilo que conseguimos fazer porque os resultados são consequência. São consequência do que fazemos ou por vezes, o que não fazemos. E somos muito conscientes em relação a isso - é o que fazemos que se depois traduz nos resultados que conquistamos. E agora vamos perceber o porquê de conquistarmos este troféu, porque esta prova acaba hoje e agora. A próxima prova é liga placar - 3 jornadas e depois o playoff - porque não há jogos iguais, não há contextos, enquadramentos e adversários semelhantes, por mais jogos que façamos com a mesma equipa ou o mesmo adversário, cada jogo terá a sua própria história e este foi o terceiro jogo da época em que defrontámos o Sporting e foi também um jogo diferente dos outros . O que nos traduz de alegria e felicidade foi que vencemos hoje, que era o dia mais importante e aproveitamos a primeira oportunidade que tivemos quando disputámos uma final desde que cheguei a Braga há dois anos e 4 meses.

 

Qual é o segredo deste Braga?

 

É a empatia exigente do dia a dia entre toda a gente envolvida na equipa de futsal – atletas, equipa técnica, staff, clube, comunicação, todas as pessoas envolvidas na arena - a empatia e o compromisso que eu senti desde o primeiro dia de toda a gente contribuir com a sua área de responsabilidade e de competência para o clube crescer, o clube se enriquecer. Um clube grande faz-se e constrói-se de títulos. Hoje o Sporting Clube de Braga ficou mais grande, ficou maior e isso deixa-nos a todos muito felizes. Depois somos efetivamente de excelência no dia a dia, no que fazemos - jogadores, equipa técnica, staff, clube, direção geral das modalidades, presidente - Todas as pessoas trabalhamos de forma comprometida para que possamos ganhar jogos, jogar finais, conquistar troféus e o segredo é esse – dia a dia de excelência que se transforma num hábito de gente que é ambiciosa, tem qualidade e que ainda assim é insatisfeita e que agora vai querer mais.

 

Foi essa insatisfação/ambição que o levou a vir de 5x4 no prolongamento?

 

Essa decisão é enquadrada naquilo que estava a acontecer no jogo. Nós tínhamos 5 faltas cometidas e o Sporting também e confiava, e confio mesmo muito nos 5 intervenientes do nosso processo de 5x4 ofensivo e além de confiar até porque foi assim que empatamos o jogo, além de confiar, sabia que teríamos as nossas oportunidades e é muito satisfatório arriscar com essa coragem, com essa ousadia, com essa ambição. Só que não foi assim que passamos para frente do resultado. O 4-3 não foi de 5x4, foi de um lance, creio que mais dinâmico. construído e depois sobressaiu mais um momento de superação que foi a organização defensiva para defender o 5x4 do Sporting que é dos melhores da modalidade com 5 intervenientes de alto quilate naquilo que é a decisão, o passe e a finalização e nós não só mantivemos a baliza inviolável como ainda conseguimos fazer um golo e atirar uma bola à barra, creio eu. Foi uma conquista com qualidade, com sacrifício e superação, com maturidade, com ambição e é efetivamente notável e incrível, muitos parabéns aos nossos atletas e aos nossos sócio, espetacular.

 

Depois de estar a ganhar 2-0 o Sporting vira o resultado, o Braga volta a empatar o jogo, passa para a frente. Como se vive aquilo tudo?

Resiliência, tenacidade, estabilidade e controlo emocional e aquela #que nós temos que é #SEGUEOPLANO. Não  é o resultado ou os golos marcados sofridos que pode alterar ou deturpar o plano. E eu recordo-me que quando pedi a pausa técnica na 2ª parte já a perder por 3:2 eu disse exatamente isto – “nós estamos a poder por um. É importante empatar, seja de jogo dinâmico de 4 contra 4 ou então vai ser de 5x4. Temos é que garantir que não vamos sofrer e continuar à distância de um golo e a defender e a atacar tivemos que reajustar por houve ali um momento em que baixámos os níveis de intensidade e agressividade. E o segredo nesse momento foi a resiliência e a tenacidade, seguir o plano, acreditar e confiar no que trabalhamos - A qualidade, o talento e a ambição.




Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade