Bis de Pany no triunfo de Portugal sobre os Países Baixos



Portugal venceu esta tarde os Países Baixos por
Recorde-se que ambas as selecções entraram a ganhar no Grupo A do Europeu Futsal de 2022 a decorrer nos Países Baixos. O campeão em título, Portugal, venceu a Sérvia por 4-2 e a jogar em casa, os Países Baixos derrotou a Ucrânia por 3-2. Na história, antes deste duelo, Portugal tinha batido os Países Baixos por 5-0 na fase final de 2014.

No que concerne à partida entrou muito bem a equipa das Quinas tendo ameaçado o golo por duas vezes, mas os Países Baixos também se acercaram da baliza portuguesa. Jogo dividido nos instantes iniciais.
Aos 3 minutos Kuyk, guarda-redes neerlandês, exibiu-se a bom nível, numa excelente ocasião para Portugal, com o guardião dos Países Baxos a brilhar, a remate de Erick. O guardião dos Países Baixos era, por esta altura, a figura do jogo e passado uns segundos negava o golo a Bruno Coelho com (mais) uma excelente intervenção.
Aos 4 minutos, Zicky surgiu na partida e teve de pronto uma boa oportunidade em que o jovem pivô português, atirou de pé direito, ligeiramente ao lado. Estava dado o aviso para o que viria a surgir aos 05'31 - Golo de Portugal, o primeiro golo da partida. Depois de várias jogadas de perigo, Portugal chegava mesmo ao golo. Zicky, que tinha ameaçado pouco antes, rematou rasteiro da esquerda, com a bola a desviar em Saadouni e a trair Kuyk, que tanto tinha brilhado até aqui.
Aos 9 minutos Martinus teve a primeira oportunidade para os Países Baixos que tentavam responder e criar a sua primeira situação de perigo, com um remate que saiu às malhas laterais.
Depois do início dominador de Portugal, que culminou com o primeiro golo da partida, perto dos cinco minutos de jogo, os Países Baixos começaram a dividir um pouco mais a partida, mas sem terem ameaçado verdadeiramente a baliza lusa.
Há passagem dos 14 minutos Zicky vê o seu remate ser interceptado. O pivô português continuva a estar em evidência no ataque de Portugal e tentava a sua sorte de calcanhar, mas a bola bateu num adversário.
Portugal continuava a criar as principais ocasiões de golo e, por esta altura, poderia ter dilatado a sua vantagem, mas a tenacidade dos jogadores dos Países Baixos era de enaltecer.
André Sousa teve uma boa intervenção aos 14 minutos, encurtando o espaço de remate a Attaibi e a defender a bola, negando o golo do empate aos Países Baixos e tentando sair de imediato para o contra-ataque.
Portugal continuava a tentar aumentar a vantagem e aos 17 minutos mais uma defesa apertada do guarda-redes da casa, desta vez a defender com as pernas um disparo fortíssimo e cruzado de Bruno Coelho.
Um minutos depois surgiu um grande lance individual de Tomás Paçó pela ala direita, com o português a deixar para trás um adversário com um excelente drible, mas a ver depois o guarda-redes dos Países Baixos a negar-lhe o golo com (mais) uma grande intervenção.
A 20 segundos do apito para o intervalo, grande jogada de Portugal e estava feito o 2-0! Zicky Té recebeu a bola de costas para a baliza, combinou bem com Pany Varela, que ajeitou com a sola do pé antes de rematar forte, do bico do pé direito, para o fundo das redes.
Terminava o primeiro tempo com vantagem justa de Portugal. O segundo golo, em cima do final dos primeiros 20 minutos, assinado por Pany Varela, conferia maior tranquilidade aos pupilos de Jorge Braz, que dominavam o encontro quase por completo. Nos Países Baixos brilhava, sobretudo, o guarda-redes.

A segunda metade do encontro trouxe uma equipa das Quinas na procura de mais golos. Logo na passagem do minuto 3 bisava o "camisola 11" de Portugal. Reposição rápida na lateral, Pany rematou rasteiro, de imediato, surpreendendo o guarda-redes dos Países Baixos, Kuyk, que viu a bola passar-lhe por entre as pernas e apenas a parar no fundo das redes.
No minuto seguinte, Fábio Cecílio falhava o alvo após um bom lance de Portugal, onde não surgiu ninguém ao segundo poste para desviar o remate cruzado do universal português.
Aos 30 bos intervenção de André Sousa. O guarda-redes português, a defender com o pé um remate cruzado de Martinus já dentro da grande área. Resposta pronta dos campeões da Europa e do Mundo com Pany, num grande remate de primeira, de pé esquerdo, com a bola a sair ligeiramente por cima.
Aos 32 reduziram os anfitriões. Grande remate de El Ghannouti, que aproveitou o adiantamento de André Sousa. A sua tentativa de chapéu embateu na trave, mas na recarga Bouyouzan rematou fortíssimo, de primeira, e a bola entrou mesmo na baliza portuguesa. Estava feito o 3-1,
Já dentro do último minuto mais uma grande oportunidade para Portugal chegar ao quarto golo! Jogada bem trabalhada e Erick, na cara de Kuyk, com tudo para marcar, a permitir a defesa ao guarda-redes contrário.
Antes do final do encontro, Portugal chegou mesmo ao quarto golo! Os Países Baixos apostavam no 5x4 e na saída de bola da sua área perderam a bola em zona proibida, Afonso Jesus desarmou um adversário e atirou para o fundo da baliza deserta fazendo o resultado final em 4-1.

Portugal ainda não apurou matematicamente para os quartos-de-final este domingo, mas, só uma derrota pesada ante a Ucrânia em Groningen na sexta-feira privará Portugal esse apuramento. Portugal soma a segunda vitória em dois jogos no Grupo A e isola-se no topo da classificação




Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade