Fábio Cecílio pede foco e concentração durante os 40 minutos



Na véspera do início do Euro-2022, Fábio Cecílio explicou que sente o grupo alegre e muito confiante para encarar a competição.

“A equipa está alegre e confiante no trabalho que temos vindo a desenvolver até aqui. Agora começa o nosso percurso.”

O ala/pivô da Equipa das Quinas considera que a Sérvia vai ser um adversário extremamente difícil”, mas aponta a uma entrada vitoriosa na competição.

“O objetivo é entrar em todos os jogos para ganhar. Claramente que amanhã vamos ter um jogo extremamente difícil, mas acho que o mais importante é estarmos focados e começar com pé direito.”

As dificuldades sentidas no último confronto diante dos sérvios deixa a equipa ainda mais alerta para o potencial adversário.

“Sabemos que cada jogo tem a sua história. Sabemos das qualidades da Sérvia – os pontos fortes e pontos fracos que têm. Penso que as palavras importantes vão ser o foco e a concentração durante os 40 minutos, porque a Sérvia, de certeza, não vai para de jogar até ao apito final.”


Portugal está num grupo muito equilibrado e competitivo e Fábio Cecílio recusa-se a fazer prognósticos em relação à classificação final.

“Penso jogo a jogo e o percurso depende muito de nós. Vamos entrar em todos os jogos para vencer e claro que vamos ter dificuldades durante estes primeiros três jogos e mais para a frente haveremos de ter mais.”

Mais que especular sobre candidatos e favoritos. O jogador que soma 105 internacionalizações prefere olhar para o momento e em encarar um jogo de cada vez.

“O Europeu ainda não começou. Sabemos que vai ser uma competição dificílima, mas estaremos prontos para mostrar o nosso trabalho. Sabemos a qualidade que nós temos e temos de a mostrar. Somos campeões da Europa e do Mundo e isso traz-nos alguma responsabilidade, mas o nosso foco tem de estar em entrar sempre para vencer em todos os jogos, pois é isso que nos caracteriza.”

Portugal venceu nas duas últimas fases finais que participou, mas Fábio Cecílio, que venceu ambas, sabe que a distância entre vencer e perder, por vezes, não é grande. Destaca que para vencer mais vezes é preciso estar preparado para os pequenos detalhes que podem ser decisivos.

“Sabemos que o jogo tem 40 minutos. Sabemos que, por vezes, os jogos são decididos em pequenos pormenores. Se estivermos mais preparados para esses pormenores, de certeza que a vitória nos vai sorrir mais vezes.”

Devido à pandemia do Covid-19, os jogos vão decorrer à porta fechada, pelo menos na primeira fase. Esta situação é algo que nunca agrada os jogadores, mas para Fábio Cecílio o importante é saber que os portugueses estão com a equipa da mesma forma, a torcer por fora.

“Sabemos que nos falta aquela ‘raça tuga’ que nos acompanhou no Campeonato da Europa, em 2018, e no Mundial, em 2021, mas sabemos que nos vão estar a apoiar por fora e isso, para nós, é o que conta mais.”


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade