Jorge Braz: “É perfeitamente legítimo aspirar tocar o céu de novo”



O selecionador português de futsal admitiu ser legítimo ‘tocar o céu’ novamente no campeonato da Europa de 2022, procurando repetir os feitos do Europeu2018 e do Mundial2021 e honrar o ditado popular ‘não há duas sem três’.

“Sabemos as ambições que temos, sabemos que é perfeitamente legítimo aspirar a tocar o céu novamente, mas também sabemos a dificuldade que é vencer o Europeu. Estamos focados no trabalho que temos de fazer para voltar a sentir o que sentimos ainda muito recentemente. Vamos ver se conseguimos que não haja duas sem três”, disse o selecionador Jorge Braz, em entrevista à agência Lusa, nas vésperas do arranque da prova.

A histórica conquista do Mundial, na final de 03 de outubro de 2021, na Lituânia, frente à Argentina (2-1), ainda está bem presente na memória de todos os portugueses, mas Jorge Braz lembrou a necessidade de encarar o Euro2022 já sem “’confettis’ na cabeça”.

“Ainda está tudo muito fresco desde o Mundial. Existe a vantagem de, nos últimos seis meses, estivemos quase três juntos. A única desvantagem, mas que todos temos muita consciência, é tentar tirar os ‘confettis’ da cabeça. Isso é que é importante e estamos altamente focados nesta competição”, sublinhou o transmontano, nascido no Canadá.

A equipa das ‘quinas’ integra o Grupo A da prova, ao lado dos anfitriões Países Baixos, da Ucrânia e da Sérvia, naquele que Jorge Braz considera ser o agrupamento “onde há mais incerteza de quem vai passar”, embora Portugal seja amplamente favorito, realçando que, contudo, a obrigação de passar o grupo “não é tão clara como era no Mundial”.

“A Sérvia conhecemos muito bem, tem jogadores com enorme qualidade individual e muita experiência, com mais alguns jogadores irreverentes. É uma seleção que sabe e quer competir, olham sempre com possibilidade de vencer sempre. Vão acreditar até ao fim, até pela capacidade combativa dos países daquela zona”, analisou o treinador.

Em relação aos Países Baixos, apontou a “irreverência da rua” e a “motivação de jogar em casa” como os dois ingredientes que farão com que a partida com os neerlandeses possa ser “difícil”, apesar de reconhecer que estão “um patamar abaixo” de Portugal.

“A Ucrânia é ‘top’ europeu. A seguir aos candidatos, é a primeira que vem no ‘ranking’, seguida da Sérvia. É o indicador mais claro da dificuldade que será o Europeu”, notou.

Uma das ‘chaves’ do discurso de Jorge Braz, nos últimos anos, tem-se prendido com a ambição de querer ver a seleção a “ser Portugal” em todos os encontros que disputa, num conceito vencedor que procurou explicar com o trabalho desenvolvido há anos, a “competir e acreditar no jogador português”, para o país ser “uma potência mundial”.

“Portugal vai ter a ambição conquistadora do tamanho do mundo que caracterizou sempre o nosso país. Nós é que dizemos sempre que não, que são os outros. Estamos ali pequeninos, mas sempre nos habituámos a conquistar o mundo. Desta vez, é a ver se conseguimos conquistar a Europa”, expressou o técnico com mais jogos disputados.

Entre a “dor de cabeça” que foi construir a lista inicial de 14 convocados, Jorge Braz foi forçado a promover duas alterações, com as saídas do guarda-redes Edu, infetado com covid-19, e do pivô Cardinal, lesionado, para as entradas de Bebé e de Miguel Ângelo.

“A família é enorme. Só com 14 jogadores, alguém teria de ficar de fora e essa decisão cabe à equipa técnica. Achamos que estes seriam os mais adequados para o tipo de competição que vamos enfrentar. Não tenho dúvidas nenhumas de que, se quatro ou cinco apanharem covid-19, não me atrapalha nada. Há uma série deles que me dão exatamente a mesma confiança e vamos com a mesma ambição e objetivo”, garantiu.

O Euro2022 de futsal disputa-se entre quarta-feira e 06 de fevereiro, nas cidades neerlandesas de Amesterdão e Groningen, sendo que os dois primeiros classificados se qualificam para a fase a eliminar, a disputar em exclusivo na capital dos Países Baixos.

Os campeões europeus e mundiais estreiam-se logo no primeiro dia do torneio, frente à Sérvia, às 16:30 (horas em Lisboa), seguindo-se duelos com os Países Baixos, à mesma hora, no domingo, e com a Ucrânia, às 19:30 de dia 28, na última jornada do Grupo A.


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade