Sorteio da qualificação do Futsal EURO de Sub-19



O sorteio da fase preliminar e principal, com transmissão em directo às 14h00 de 30 de Agosto, define o caminho rumo à fase final de 2022.

O sorteio da fase preliminar e principal do Campeonato da Europa Sub-19 de Futsal da UEFA, com transmissão em directo às 14h00 (Portugal Continental) do dia 30 de Agosto, vai definir o caminho rumo à fase final de 2022.

No total, participam 34 equipas, com 33 a lutarem para se juntarem à anfitriã Espanha na fase final em Jaén, agendada para entre 3 e 10 de Setembro de 2022. A Espanha venceu a primeira edição, em Riga, em 2019. Quem espera alcançar a fase final a oito equipas é a Croácia, finalista vencida nessa edição, Portugal e Polónia, que foram semifinalistas, bem como Rússia, Ucrânia, Holanda e Letónia, que disputaram a fase de grupos. Estónia, Gibraltar e País de Gales estreiam-se na prova.
Como funciona o sorteio

    A anfitriã Espanha está automaticamente apurada para a fase final.
    Dos restantes 33 participantes, os sete países pior classificados segundo o "ranking" de coeficiente (com base nos resultados da edição inaugural) começam na fase preliminar, em Novembro.
    Os sete participantes na ronda preliminar competirão por duas vagas, juntamente com as 26 equipas que entram em prova na ronda principal, em Março, que vai definir os sete apurados para a fase final, ao lado da Espanha.
    Ambas as rondas serão disputadas no formato de mini-torneio, num só local, com os vencedores dos grupos apurando-se para a fase seguinte.

Final de 2019: Croácia 1-6 Espanha
Ronda preliminar (2–7 de Novembro de 2021)

    As equipas serão divididas em três potes (dois nas posições 1 e 2, e os outros três nas posições 3 ou 4), com base no seu coeficiente, e sorteados de acordo com isso. O Grupo A conterá quatro equipas e o Grupo B terá três.
    San Marino (posição 2) e Gibraltar (posição 3 ou 4) foram pré-designados como anfitriões do mini-torneio e serão sorteados de um Pote 1 separado ao mesmo tempo que mantêm o estatuto. Se Gibraltar for sorteado no Grupo A, ocupará a posição 4; se estiver no Grupo B, ocupará a posição 3.
    O próximo pote a ser sorteado será o Pote 2, contendo as restantes equipas do escalão mais baixo: Estónia e País de Gales. Se Gibraltar estiver no Grupo A, a primeira equipa sorteada será colocada na posição 3 do Grupo A e a outra na posição 3 do Grupo B. Se Gibraltar estiver no Grupo B, tanto Estónia como País de Gales estarão no Grupo A, com o sorteio a determinar qual ocupa a posição 3 ou 4.
    O Pote 3 conterá apenas uma equipa: Montenegro. Será colocado na posição 2 ou em qualquer grupo no qual San Marino não esteja inserido.
    O Pote 4 conterá Macedónia do Norte e Andorra, que serão colocados na posição 1, com a primeira a ser sorteada e integrar o Grupo A.
    Quaisquer outras restrições serão confirmadas antes do sorteio.

Potes

Pote 1: anfitriões
San Marino (posição 2)
Gibraltar (4 ou 3)

Pote 2: posição 4 ou 3
Estónia
País de Gales

Pote 3: posição 2
Montenegro

Pote 4: posição 1
Macedónia do Norte
Andorra
Ronda principal (15–20 de Março de 2022)

    Serão formados sete grupos de quatro equipas: os sete vencedores dos grupos juntam-se à anfitriã Espanha na fase final em Jaén, entre 3 e 10 de Setembro de 2022.
    As equipas serão divididas em quatro potes de acordo com o seu coeficiente: os dois vencedores da ronda preliminar vão juntar-se aos países classificados entre o 23º e o 24º lugar na posição 4.
    Croácia, Portugal, Ucrânia, Turquia, Roménia, Finlândia e Sérvia foram pré-designados como anfitriões do mini-torneio e serão sorteados do Pote 1 ao mesmo tempo que mantêm o seu estatuto.
    As restantes equipas serão sorteadas consoante o seu estatuto dos Potes 2 a 5 de forma semelhante à ronda preliminar, preenchendo as vagas para as respectivas posições em cada grupo.
    Quaisquer outras restrições serão confirmadas antes do sorteio.

Potes
Meia-final de 2019: Croácia elimina Portugal nos penáltis

Pote 1: anfitriões
Croácia (posição 1)
Portugal (1)
Ucrânia (1)
Turquia (2)
Roménia (3)
Finlândia (3)
Sérvia (4)

Pote 2: posição 4
Grécia
Geórgia
Cazaquistão
Azerbaijão
Vencedor do Grupo A da ronda preliminar 
Vencedor do Grupo B da ronda preliminar 

Pote 3: posição 3
Letónia
Chipre
Itália
Hungria
República da Moldávia

Pote 4: posição 2
Bélgica
França
Eslováquia
Bósnia e Herzegovina
República Checa
Bielorrússia

Pote 5: posição 1
Polónia
Rússia
Países Baixos
Eslovénia
Limite de idade

Os jogadores são elegíveis para jogar na competição se tiverem nascido a ou depois de 1 de Janeiro de 2002, a data originalmente definida quando a competição foi agendada para ser concluída em Setembro de 2021. A competição bienal regressará aos anos ímpares a partir da próxima edição, com a fase final em 2023.
Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade