1ª Eliminatória Sorteada



A Taça Nacional de Futsal Feminino teve a sua primeira eliminatória sorteada.

Depois dum atraso na hora prevista do sorteio e dum erro nas equipas que foram sorteadas, a Federação Portuguesa de Futebol emitiu o Programa de Jogos com tudo já previamente corrigido.

O Sorteio foi feito com:

» CS Marítimo - representante da Madeira que terminou com a hegemonia do GD Apel naquela competição distrital

» CAD Entroncamento – Bicampeãs distritais de Santarém que cerca de meio ano depois voltam a tentar a subida ao segundo escalão do futsal feminino nacional

» SM 3 D’Agosto 1885 – Vice-Campeãs da AF Lisboa que entraram na competição ocupando uma das duas vagas por desistência de Portalegre e Açores.

» CD Aves – Campeãs da Distrital da AF Porto que foram erradamente colocadas a sorteio em vez do Modicus Sandim que participa nesta prova na qualidade de vice-campeãs do Porto, com a mesma justificação da SM 3 D’Agosto 1885.

Assim sendo, depois de corrigida a 1ª Eliminatória terá então as partidas que se pode ver na seguinte imagem:

 



Ficam então isentas para a 2ª Eliminatória as equipas seguintes equipas:

» Casa do Povo de Freixo – Bicampeãs distritais de Viana do Castelo que tal como o CADE regressam cerca de meio ano depois à luta por um lugar na 2ª Divisão Nacional.

» Académico Alves Roçadas – Campeãs distritais de Vila Real que 10 anos depois voltam as lides Nacionais, disputando então pela primeira vez o acesso a uma Competição Nacional.

» AR Santo Cristo – Única equipa inscrita na AF Bragança para além do GD Macedense que disputava a segunda divisão, sendo assim então desde logo garantida a sua presença nesta Taça Nacional.

» Desportivo Jorge Antunes – O clube que continua o legado da mítica Fundação Jorge Antunes, vai participar pela primeira vez na Taça Nacional de Futsal Feminino depois de conquistar o Distrital de Braga.

» CD Aves – Campeãs Distritais do Porto que estavam então erradamente no sorteio, mas que estão isentas para a próxima eliminatória depois dessa conquista.

» GD Gafanha – Apesar de terminar o Distrital de Aveiro na segunda posição e de perder então esse titulo que defendia, o GD Gafanha foi o conjunto indicado por essa Associação uma vez que nos regulamentos da mesma era proibida a subida de equipas B, e foi mesmo o conjunto secundário do Novasemente a conquistar o titulo.

» Viseu 2001 – As bicampeãs distritais de Viseu estão no mesmo lote que o CADE, a Casa do Povo de Freixo e de mais algumas equipas que vamos falar ainda como um conjunto que procura novamente o acesso à 2ª Divisão Nacional.

» ADRC Penaverdense – Aproveitando a passagem da hegemónica Guarda 2000 pela 2ª Divisão Nacional, o Penaverdense conquistou pela primeira vez na história o Distrital da Guarda, tornando-se a única equipa a conquistar títulos no masculino e no feminino, e garantindo a sua vaga para esta Taça Nacional de onde ficou isenta da 1ª Eliminatória.

» Academia de Condeixa – No ano de estreia da Academia de Desportos de Condeixa, clube que se fundou depois de terminado o projeto do Núcleo Sportinguista de Condeixa, com grande parte da estrutura do antigo clube a migrar para este, esta equipa conseguiu logo a conquista do campeonato Distrital de Coimbra e vai competir pela subida de divisão.

» GD Valverde – O clube que foi pioneiro a impulsionar a criação duma segunda divisão nacional acabou por não conseguir o apuramento para a prova, mas voltou a provar que é hegemónico em Castelo Branco e meio ano depois vai também tentar subir ao segundo escalão

» NS Pombal – Depois de alguns anos fora destas andanças, o NS Pombal regressa às competições nacionais depois de conquistar o distrital de Leiria, sendo então mais uma das 16 equipas isentas nesta 1ª Eliminatória, elas que vão então procurar colocar de novo uma equipa deste distrito na segunda divisão depois da descida da CB Leiria esta época.

» CRC Quinta dos Lombos “B” - Das equipas B que disputaram e venceram os respetivos distritais, foi a única a conseguir então essa vaga na Taça Nacional. Depois de conquistar o Campeonato Distrital de Lisboa, a equipa B da Quinta dos Lombos vai procurar ser o 1º conjunto secundário duma equipa a atingir a Segunda Divisão.

» Portugal Cultura e Desporto – Reconhecido conjunto da AF Setúbal que no ano em que regressou ao ativo no futsal feminino conseguiu logo a proeza de disputar uma Taça Nacional. Tal como o Gafanha, não conseguiram o título Distrital que desta feita foi conquistado pelo Feijó “B”, mas como a equipa principal do Feijó estava na segunda divisão, a equipa B não podia disputar a subida, algo que faz com que seja o PCR a ocupar a vaga.

» Xelentadepto – O conjunto do Redondo era mais um que ao inicio da temporada tinha já a sua presença assegurada. Com apenas duas equipas no distrital de Évora, e sendo que a equipa que o disputava com o Xelentadepto era a equipa B do Internacional SC que tinha a equipa principal na segunda divisão, este conjunto sabia desde logo que ia participar nesta competição.

» SC Ferreirense – Tal como algumas equipas que já descrevemos anteriormente, também o Ferreirense é bicampeão distrital e cerca de meio ano depois regressa a uma disputa por um lugar na segunda divisão nacional, estando também isenta desta primeira eliminatória.

» GDC Machados – Não foram campeãs distritais, mas perante o encerramento precoce do distrital do Algarve e a decisão de indicar os lideres dos distritais na altura às competições nacionais, o GDC Machados garante assim o regresso a estas disputas onde já foi cara habitual.

 

A Federação Portuguesa de Futebol também já emitiu um comunicado a informar que na próxima sexta-feira dia 11 de Junho, será realizado o Sorteio da 2ª Eliminatória pelas 11 da manhã, mais uma vez com transmissão no Youtube da FPF.


Pode acompanhar o calendário e os resultados da competição aqui, na Zona Técnica Futsal.


Vídeos
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade