Quase tudo definido na Manutenção



Depois de na Zona de Apuramento de Campeão o Benfica já ter garantido o Tetra, sendo que nessa mesma zona o Nun’Álvares tem também já como certo um inédito 2º lugar e os Leões de Porto Salvo vão mesmo terminar na 8ª posição, ficando ainda todas as restantes por definir nas últimas duas jornadas, na Zona de Manutenção também caminhamos cada vez mais para um cenário de luta por lugares finais uma vez que está quase tudo definido.

Depois de Sporting e Águias de Santa Marta, no passado fim-de-semana foi a vez do GD Chaves garantir a manutenção. Uma vitória por 3-0 na receção ao Povoa Futsal com golo de Dani e bis de Nady, deixam as Valentes Transmontanas mais uma vez na Primeira Divisão, numa partida que garantiu desde logo não só a manutenção do GD Chaves como a descida do Póvoa Futsal que se junta assim ao Lusitânia de Lourosa e ao Venda da Luísa nas equipas já descidas.

O outro jogo dessa Jornada 12 que era importante nas aspirações da manutenção era a partida entre o Povoense e o Golpilheira, uma vez que a equipa da casa precisava de vencer para se aproximar do 4º lugar que era ocupado precisamente pelo conjunto da Batalha, sendo que uma vitória do Golpilheira em conjunto com a do Chaves deixava já mesmo tudo matematicamente definido, mas o jogo não saiu duma igualdade a 0, e com isso apesar de haver ainda hipóteses matemáticas do Povoense se manter, ficam com uma missão praticamente impossível.

Vamos a contas. As duas equipas estão iguais no confronto direto uma vez que empataram ambas as partidas, pelo que mesmo que o Golpilheira venha a perder as duas partidas em falta, e o Povoense ganhe os 6 pontos ainda em disputa ficando as duas equipas iguais na classificação final, os pontos a), b) e c) do critério de desempate ficariam desde logo riscados.

O ponto d) que colocava na frente a equipa com o maior número de vitórias na fase da Prova ficaria também riscado porque ficavam ambas com 5 vitórias, e iriamos para o ponto e) que fala na diferença de golos. Olhando para a tabela atual, o Golpilheira tem 19 golos positivos nessa diferença, e o Povoense tem 7 negativos, pelo que está a 26 golos de distância, algo que obrigava este conjunto a golear nas duas partidas, e a esperar que o Golpilheira perdesse também por algumas diferenças de golos para conseguirem o seu objetivo.

A juntar a isso temos ainda um calendário teoricamente mais fácil para a Golpilheira que defronta as já despromovidas equipas do Venda da Luísa e do Povoa Futsal, sendo que o Povoense enfrenta no próximo fim-de-semana esse mesmo Povoa Futsal que já estando despromovido sabe que com uma vitória pode terminar na quinta posição, até porque na última jornada o adversário do Povoense é o Sporting, primeiro classificado desta zona de manutenção.

Podemos assim afirmar que está 99% certo quais vão ser as 12 equipas que se mantém nesta 1ª Divisão para a temporada 2021/22, ficando agora a aguardar pelas restantes duas que subirão da 2ª Divisão para aquela que será a primeira edição com uma fase regular que colocará frente a frente todas as 14 equipas que vão disputar a prova.


Vídeos
Entrevista de João Miguel ao Canal 11
Resumo da Final da UEFA Futsal Champions League | FC Barcelona 3-4 Sporting CP
Resumo da Meia-Final da UEFA Futsal Champions League | Inter Movistar 2-5 Sporting CP
Os melhores golos da Jornada 30 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 29 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da jornada 28 da Liga Placard
Os melhores golos da Taça da Liga de Futsal Feminino - 2021
Condestáveis recebidas em festa
Os melhores golos da Taça da Liga de Futsal - 2021
Resumo da Final Feminina da Taça da Liga | Nun'Álvares 2-4 SL Benfica
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade