Casa do Benfica de Quarteira e Machados indicados às provas nacionais | Campeonato do Algarve não se jogam mais



Quarteira Futsal Clube e Sambrasense ascendem à I Divisão Distrital. Não haverá campeões nem descidas
A Associação de Futebol do Algarve (AFA) decidiu dar por terminada a época de futsal sénior, indicando a Casa do Benfica de Quarteira (masculinos) e o GDC Machados (femininos) para os escalões nacionais.

De acordo com a associação, havia o “desejo expresso” de retomar as provas - interrompidas em janeiro -, mas as decisões de quinta-feira do governo – com o recuo do desconfinamento em Portimão e o travão em Albufeira, impedindo os respetivos clubes de voltar a treinar – acabaram por anular a ideia inicial.

“Após análise cuidada de toda esta factualidade, e indo em sentido contrário a todo o trabalho que desenvolvemos para tornar a retoma das provas uma realidade, decidimos dar por terminadas as provas seniores de futsal na corrente época desportiva, uma vez que o impedimento de participação nas provas por parte de várias equipas na data inicialmente prevista, inviabiliza, em termos de datas disponíveis de calendário, a continuidade da prova”, explica a AFA.

Como tal, “não existirão, na corrente época desportiva, campeões” e, na sequência do regulamentado, serão indicados como representantes algarvios para as provas nacionais, a Casa do Benfica de Quarteira e o GDC Machados, nos setores masculino e feminino.

Decisão baseia-se nos resultados da época anterior
No caso da equipa de Quarteira, a decisão baseia-se na tabela classificativa da época 2019/2020, uma vez que os resultados da atual edição da I Divisão Distrital foram desconsiderados.

“Tal decisão é consubstanciada na deliberação efetuada pela direção da Associação de Futebol do Algarve, de 15 de abril de 2021, que altera o regulamento da prova, no âmbito das contingências provocadas pela pandemia de Covid-19, no sentido de desconsiderar os resultados da atual tabela classificativa, uma vez que existem vários participantes da prova que contam com zero jogos efetuados, o que não permite desde logo efetuar qualquer rateio que conduza a uma decisão justa e equitativa”, explica a AFA.

A AFA ressalva ainda que não existirão descidas de divisão na corrente época desportiva e que Quarteira Futsal Clube e o Sambrasense ascendem, por seu lado, à I Divisão Distrital, que pretende ver normalizada em 12 clubes.

“A época 2021/2022 acarretará o número de descidas de divisão necessárias para que a prova da época seguinte se inicie apenas com 12 clubes”, frisa a associação liderada por Reinaldo Teixeira.

“Esta é uma decisão muito ponderada e que foi difícil de tomar, dado que sempre pugnamos pela retoma das provas, o que de resto demos devida conta nas reuniões tidas com os clubes, mas consideramos que ponderadas todas as circunstâncias, é a única decisão justa a ser tomada”, conclui a AFA, elogiando o papel dos clubes, que se tinham manifestado favoráveis à retoma da provas.


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade