André Galvão "Não estava à espera e recebi esta convocatória com grande orgulho e com muito prazer.”



André Galvão explicou ao fpf.pt que a personalidade de Zicky, de quem que tratar-se de “um puto porreiro”, facilitou a ligação.

André Galvão cumpriu a sua primeira internacionalização A há quase nove anos, a 15.05.2012, num triunfo diante da Bélgica, por 3-1, mas desde então jogou apenas mais três partidas de Quinas ao peito. Foi o quinto jogador mais jovem de sempre a estrear-se na Seleção principal -estava então a cerca de três meses de completar o 20.º aniversário - e espera voltar a ajudar em campo a Seleção, agora com 28 anos. O pivô explicou os motivos desta irregularidade e deixa conselhos aos mais jovens, principalmente ao colega mais novo de posição.

“O conselho que deixo aos mais novos, principalmente ao Zicky que joga na minha posição, é para ele continuar a trabalhar, como tem feito. Vir aqui para conquistar o seu espaço, lutar por isso… Querer sempre mais, pois chegar aqui não significa que já está com o lugar garantido. Ele e todos os jovens que aqui vêm, têm de mostrar que querem cá voltar. O facto de não vir aqui muitas vezes ou vir regularmente, acho que é um pouco por causa da minha forma física. Se me disserem que de há uns bons anos para cá merecia vir à Seleção, eu diria que não. Claro que não por causa da minha condição física. Se me disserem que atualmente mereço vir cá, digo que sim. E digo que sim, porque ao nível individual a época está a correr-me super bem – ao nível da forma física estou bem e a melhorar ainda. Ao nível de clube também estamos bem.”
 
O bom momento que o jogador do Leões de Porto Salvo atravessa é o reflexo desta chamada, mas a convocatória de Jorge Braz para estes jogos acabou por o surpreender.

“Não estava à espera. Comentei até com o Pauleta – na convocatória para os jogos com a República Checa estava à espera e não fui; Para esta [convocatória] não estava à espera, porque, neste caso, o Zicky está muito bem – tem feito ótimos jogos, um ótimo trabalho. Não estava à espera e recebi esta convocatória com grande orgulho e com muito prazer.”

Depois de dois empates nesta fase de qualificação, André Galvão sabe que não há espaço para errar e acredita que uma Seleção portuguesa igual a si própria vencerá as duas partidas.

“[A receita para ganhar] contra a Noruega é sermos Portugal – mostrar a intensidade e a qualidade que temos.”

“Eu sou mais um para ajudar. De tantos atletas aqui estão e outros que estão fora, eu sou mais um para ajudar. Cabe-me escutar qual a tática ou perceber qual o momento em que o mister me quer colocar em campo e aí tentar ajudar com golos, com assistências, com recuperações de bola, em situações de recuperação.”

Sobre a relação que criou com Zicky num tão curto espaço de tempo, André Galvão explicou esta amizade instantânea.

“Não nos conhecíamos, nunca tínhamos falado, nunca nos tínhamos visto a não ser no jogo… E surgiu esta amizade que se está a construir - este laço de família como se costuma dizer. O Zicky é um puto cinco estrelas que se dá a conhecer e é muito chato. Acho que é a ‘chatice’ dele que cativa as pessoas – é super engraçado e é um bom miúdo

Vídeos
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade