“A Fera” vai estrear-se pela canarinha aos… 36 anos



Quando questionados sobre quem é a melhor pivot da história do futsal feminino, se ouvirmos algo como Dany acaba por ser uma opção bastante credível entre outras tantas possíveis.

O mais estranho mesmo é que esta experiente pualistana de 36 anos, nascida a 13 de Julho de 1984 nunca teve uma oportunidade de brilhar ao serviço da canarinha, algo que salvo algo que leve ao adiamento do jogo ou a algum problema entretanto com a jogadora do Burela acontecerá já em Fevereiro.

Daniela Domingos Lopes começou a sua carreira futsalista no Clube Elite Itaquerense, passando depois por Mogi das Cruzes, São Caetano e Associação Sabesp antes de chegar ao Jaguaré/Osasco, clube onde acabou eternizada com a alcunha de “A Fera”, muito pelos 105 golos que fez em apenas um ano, juntando competições estaduais, nacionais e universitárias.

No Jaguaré mostrou-se ao mundo e acabou mesmo por rumar para Espanha onde representou o Valladolid onde apesar dos 43 golos em 34 jogos nem tudo correu como pretendia e procurou voltar ao Brasil para representar o Jaguaré, mas o clube espanhol exigia uma verba demasiado alta para a sua rescisão, algo que a fez regressar a Espanha mas para as campeãs em titulo na época do Deportivo Córdoba.

A ideia seria cumprir apenas uma temporada nesse conjunto e depois regressar ao Brasil, mas em ano de estreia no Córdoba fez 41 golos na Liga e conseguiu novo feito, foi a primeira brasileira a conquistar o “Pichichi”, prémio de melhor marcadora da Liga, e acabou por ficar mais um ano por Córdoba antes de se mudar para o Burela em 2012/13, onde em ano de estreia conquistou logo a Liga e a Copa, mas onde acabou por regressar ao Brasil passando novamente pelo São Caetano e depois pelo CA Taboão da Serra antes de regressar em definitivo a Espanha para representar novamente o Burela, clube onde cumpre a 6ª temporada consecutiva este ano, sétima no geral.

Atualmente com números mais baixos no que toca a golos marcados, é ainda assim uma peça bastante importante neste Burela que foi nomeado pela FutsalPlanet como melhor clube feminino no mundo, e que conquistou nada mais nada menos que os últimos 5 troféus nacionais disputados, sendo o ultimo deles a Supercopa realizada no inicio de 2021 onde Dany fez mesmo o segundo golo do Burela que deu mais tranquilidade à sua equipa num disputado encontro com o Poio Pescamar que venceram por 2-0.

Com tantos feitos o mais estranho é mesmo que Dany “a Fera”, nunca tenha visto todo o seu talento e todos estes números premiados com uma convocatória para a seleção antes dos 36 anos, idade com que se poderá então estrear na Canarinha.

A Zona Técnica esteve à conversa com Dany para perceber o que sentiu nesta chamada e os sonhos que ainda tem quando vê certamente o final da carreira cada vez mais próximo. Fique com a pequena entrevista, sendo que agradecemos desde já à jogadora pela disponibilidade mostrada:

ZT - Como surgiu o futsal na sua vida?

Dany – O futsal surgiu na minha vida desde os 5 anos, quando eu jogava na rua com meus irmãos, meus vizinhos e na escola.

 

ZT - Onde estava quando recebeu a notícia da convocatória para a seleção brasileira? O que sentiu no momento em que lhe disseram que estava convocada?

Dany – Estava com a minha família em casa brincando com o cachorro quando soube da notícia.  Pensei que era uma brincadeira, mas quando vi o telefone vi que era verdade. Fiquei muito feliz e agradecida da convocação.

 

ZT - Chegas a Espanha por via do Valladolid, mas já com um bom historial no Brasil onde fizeste 105 golos em apenas uma época. Na altura sentiste que essa chamada à seleção era merecida?

Dany – Já levava muitos anos jogando bem e um jogador quando está em uma ótima fase espera o prêmio máximo, mas só o treinador da seleção que pode te convocar e então eu não tive essa sorte naquela época...

 

ZT - Também em Espanha chegou e começou desde logo a dar nas vistas sendo que em 2010/11 se tornou a primeira brasileira a ser a melhor marcadora do Campeonato Espanhol. O que sentiu nesse momento?

Dany – "Nunca é tarde para recomeçar ".

 

ZT - É previsível que uma vinda para a Europa dificulta a chamada a uma seleção, até pelos custos, algo que faz com que poucas jogadoras a competir em solo europeu acabem por ser selecionadas. Ainda assim, com mais de 200 golos nos 9 anos em Espanha, acha que peca por tardia a chamada?

Dany – É uma responsabilidade do selecionador e eu como jogadora tenho que seguir fazendo minha parte que é treinar bem para estar bem e para ajudar o meu clube a conquistar os campeonatos.

 

ZT - São então 9 anos em Espanha, com passagens por Valladolid, Córdoba e agora Burela. Sendo Espanha já quase uma segunda nação para si, esta estreia pela canarinha logo contra a seleção Espanhola traz um sentimento ainda mais especial?

Dany – Espanha é a minha segunda casa.  Me tratam bem, estou em um dos melhores times da Espanha, jogo em uma cidade que respira futsal e em cima poder jogar um clássico como este?  O sentimento é mais que especial.

 

ZT - Aos 36 anos é então convocada para a seleção, numa altura de pandemia Mundial mas que contrasta com um belo momento onde conquistou os últimos 5 troféus nacionais que disputou em Espanha e com esta convocatória. É a melhor fase da sua carreira em termos de conquistas?

Dany – Em Espanha sim, é a minha melhor fase de conquista.

Com o ano que estamos tendo por conta da pandemia e ainda assim poder fazer aquilo que gosto e amo, conquistar todos estes títulos, é para estar agradecida sempre.

 

ZT - Com a sua idade, e com todas as conquistas que já teve no mundo do futsal, esta convocatória para a canarinha era sem duvida um sonho que ainda lhe faltava realizar. Sempre sentiu que podia ser possível, ou já olhava para isso como uma miragem?

Dany – Sem dúvida é um dos sonhos conquistado que me faltava. Nunca sabe quando a oportunidade vai bater na sua porta, continue trabalhando sempre.  A recompensa um dia vai chegar, cedo ou tarde, mas chegará.

 

ZT - Acha que o facto de ser convocada com mais três colegas de equipa do Burela poderá facilitar os vossos processos nesta seleção? Sente que essas 4 chamadas são um prémio não só para vós mas também para o Burela pelo trabalho que tem feito?

Dany – Ser convocada com mais companheiras do time é uma alegria, já te conhecem e na hora dos treinos te facilitam muito o trabalho para que as coisas saiam bem. O Burela é um grande time e investe muito em jogadoras de alto nível.  Essa convocação é um premio também para o clube pelo excelente trabalho que tem feito nos últimos anos.

 

ZT - Por quantos mais anos podemos continuar a ver Dany a brilhar nas quadras? Ainda tem algum sonho que queira realizar antes de terminar a carreira?

Dany – Dany é uma jogadora que respira futsal, que vive disso, que se sente uma grande profissional.... enquanto tenha tudo isso no sangue seguirei jogando, mas Deus me dirá o momento de parar... pode ser ano que vem ou talvez mais alguns anos...eu deixo Ele guiar meu caminho.

Antes de terminar a minha carreira, meu sonho seria que o futsal fosse Olímpico e que eu pudesse participar ou poder jogar um mundial.

 

O duplo confronto entre Brasil e Espanha está marcado para os dias 9 e 10 de Fevereiro na Cidade do Futebol em Espanha, no Pavilhão “Las Rozas”, e Dany será sem duvida figura de destaque por esta conquista que apesar de tardia é um prémio mais que merecido de Saboia e Coelho para esta que é sem sombra de duvidas um dos grandes nomes da história do futsal feminino internacional. 



Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade