Uma decisão "injusta e incoerente", considera Rui Lança



Os jogos de modalidades previstos para o período entre 30 de outubro e 3 de novembro foram alterados para novas datas.

Rui Lança, diretor das modalidades coletivas de pavilhão do SL Benfica

Foram adiados todos os jogos das modalidades de pavilhão da próxima jornada, o que significa que andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol são abrangidos por esta medida, que se estende até às 6h00 do dia 3 de novembro.
Uma decisão "injusta e incoerente", considera Rui Lança, diretor das modalidades coletivas de pavilhão do SL Benfica, que esclarece ainda que o Clube só foi formalmente informado da medida já na madrugada desta sexta-feira.

"Em todas as atividades desportivas que o Benfica dinamiza, a nossa prioridade será sempre a segurança e a saúde de todos os intervenientes. Qual é a nossa insatisfação e frustração? Não vivemos numa ilha, compreendemos exatamente aquilo por que estamos a passar. Mas também, de alguma forma, olhamos para o lado e percebemos que outras áreas – se calhar até com menos organização do que os jogos das modalidades – estão a ter carta-branca para fazer um conjunto de coisas", considerou Rui Lança, em entrevista à BTV. 

"As decisões, independentemente de as compreender no âmbito geral, tentam proteger toda a população. Mas não posso esquecer que as mesmas são incoerentes face ao que está a acontecer noutras atividades, nomeadamente touradas, concertos ou deslocações organizadas. Eu fico feliz que outras atividades possam acontecer porque enquanto cidadão também não quero que a minha liberdade seja completamente castrada, mas tem de haver alguma coerência. Não havendo, quem tomou a decisão acabou por ser injusto e baseia-se em dados que muitas vezes omitem alguma informação. Há um triângulo de incoerência, injustiça e omissão", apontou o diretor das modalidades coletivas de pavilhão do SL Benfica.

"Isto vai ter consequências. Há dinheiro de deslocações que não conseguimos recuperar. Claro que isso não é mais importante do que a saúde, mas estas decisões só são urgentes porque, durante algum tempo, quem devia ter tomado estas decisões não fez o seu trabalho de casa. Era bom que quem toma decisões conseguisse focar algum tempo da sua atenção naquilo que vai ser a época desportiva. Existem muitos clubes que dão, não só campo para que seniores e jovens possam treinar, como também preenchem os tempos livres e têm um papel social importantíssimo naquilo que vai ser a fase mais complicada em termos económicos e sociais", explicou.

O dirigente esclareceu ainda que o Sport Lisboa e Benfica só foi informado da decisão das federações responsáveis pela organização das competições portuguesas das cinco principais modalidades de pavilhão já nesta sexta-feira, dia em que a equipa de basquetebol, recorde-se, recebia o Vitória de Guimarães.

"Se me dissessem que foi alguma coisa que aconteceu ontem à tarde que fez com que esta decisão tivesse de ser tomada, nós tínhamos de compreender apesar de não gostarmos. Mas não. Durante toda a semana foi-nos reforçado que a própria Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto não iria colocar em causa, pelo menos, as competições seniores. Nós só fomos informados formalmente já passava das 00h30 [de quinta para sexta-feira]", revelou Rui Lança.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica 

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade