Jenny decidiu e Burela é campeão 4 anos depois



Se a pandemia tirou o primeiro play-off a 8 equipas do futsal feminino espanhol depois de vários anos a definir a equipa campeã através dum Campeonato Regular, este play-off que inicialmente seria a 4 equipas, mas com a desistência do Futsi Atlético colocava apenas 3 clubes em disputa vieram então trazer essa emoção duma final.

Após vencer o Ourense nos penaltis, o Alcorcón garantia a presença na final, e com isso o melhor resultado de sempre, uma vez que até então tinham conseguido apenas ficar já 3ª posição. Do outro lado, tinham um Burela que já tinha conquistado o título por 2 ocasiões e que o procurava fazer mais uma vez, 4 anos depois do último.

Julio Delgado convocava 14 jogadoras para este jogo, e começava a partida com Jozi na baliza e com Cilene, Peque, Ale de Paz e Danny, enquanto Piru, com apenas 12 convocadas no Alcorcon, começava com as do costume, Estela, Aída, Carmen Alonso, Irene Samper e Vane Sotelo.

O jogo começou com as duas equipas a apresentarem estratégias bem distintas. O Burela procurava controlar o ritmo do jogo, e o Alcorcon, mais desgastado depois das meias finais, procurava mais o jogo direto, ambas com algumas oportunidades para fazer golo nos primeiros 10 minutos, mas sobressaíram as guarda-redes Jozi e Estela.

Foi só aos 14 minutos que se abriu o marcador, e como nenhuma equipa conseguia marcar, teve mesmo de ser com um auto-golo. Reposição lateral que Peque bateu direto na área, a bola desviou em Ballesteros e traiu Estela, fazendo o 1-0 para o Burela.

A resposta foi rápida por parte do Alcorcón que dois minutos depois numa reposição lateral, a bola chegou a Nere Moldes que rematou forte e cruzado para Estela Cantelo encostar ao segundo poste, repondo a igualdade.

Oi já a cerca de 2 minutos do intervalo que o marcador voltou a sofrer alterações. Os árbitros nada tinham assinalados, mas com a ajuda do VIR descortinaram um penalti cometido por Nere Moldes sobre Peque que foi também a 5ª falta do Alcorcón. Chamada aos 6 metros Jenny não facilitou e fez o 2-1.

Se no primeiro golo a resposta foi rápida, neste segundo foi mesmo imediata, e cerca de 1 minuto depois, Vane Sotelo numa jogada individual em que com Ale de Paz pela frente levou a bola para o meio e a cerca de 10 metros da baliza de Jozi rematou forte e colocado para o 2-2 com que o jogo chegaria ao intervalo.

A segunda parte começou como a primeira, com boas oportunidades para os dois lados e as guarda-redes muito seguras e foi mesmo só aos 32 minutos, numa altura em que o Alcorcón até estava melhor que a portuguesa Jenny marcou o golo decisivo desta final. Jogada de contra-ataque das Burelistas e Jane encontrou a internacional portuguesa no meio da área e esta só teve de encostar par ao 3-2.

Até ao final o Alcorcon ainda arriscou com Carmen em funções de guarda-redes Avançada, mas nesses 3 minutos finais até foi Jenny quem esteve mais perto de voltar a marcar com um remate em balão que passou perto da baliza adversária.

O Burela volta assim a ser conquistado pelo Burela que juntando a esta as conquistas de 2012/13 e 2015/16, soma agora 3 no total, sendo então agora a 3ª equipa com mais conquistas na Primeira Divisão Espanhola, atrás de Femesala Elche (7) e Futsi Atlético (5).

Já o Alcorcón conquistou um honroso segundo lugar, que é desde já a melhor classificação da história deste clube nesta competição.

Veja ou reveja aqui a ficha de jogo


Vídeos
Resumo da Final entre o Movistar Inter e o Valdepeñas
Dividir Para Evoluir | Irene Samper, AD Alcorcon e Seleção Espanhola
#FicaEmCasaComFutsal - Jorge Braz - 01/05/2020
#FicaEmCasaComFutsal - Marcos Antunes - 30/04/2020
#FicaEmCasaComFutsal - Carlos M Silva - 29/04/2020
#FicaEmCasaComFutsal - Jorge Silvério - 28/04/2020
#FicaEmCasaComFutsal - João Nuno Ribeiro - 27/04/2020
Dividir Para Evoluir | Renatinha, Real Statte e Seleção Italiana
Dividir Para Evoluir | Mayte Mateo, STV Roldan e Seleção Espanhola
#FicaEmCasaComFutsal - Ricardo Sobral -"Cacau" - 25/04/2020
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade