Joel Rocha: "um dos objetivos do Clube que a equipa sénior tenha entre 25% a 30% de jogadores formados no Benfica"



Treinador das águias foi orador no fórum "Futsal Mundial".

No canal de YouTube da Liga Paulista de Futsal, o treinador do SL Benfica, Joel Rocha, juntou-se a um painel de referência internacional composto pelos selecionadores Marquinhos Xavier (Brasil), Matías Lucuix (Argentina), Federico Vidal (Espanha) e Carlos Chilavert (Paraguai) e moderado por Sérgio Adriano, professor mestrado em futsal.
Formação de atletas e a adaptação ao período não competitivo vigente foram temas durante quase duas horas e meia de conversa no fórum "Futsal Mundial".

Modelo de jogador
"Atualmente no Clube temos sete escalões de competição, divididos por idades. Ao todo temos cerca de 150 jovens praticantes ligados ao Benfica e temos uma preocupação sequencial. Evidentemente que todos queremos que o produto final seja chegar à equipa sénior, mas para isso há um caminho a percorrer e esse caminho tem sempre duas perspetivas: a perspetiva do formador e a perspetiva do rendimento. Por norma, o rendimento não é traduzido com tempo, ou seja, queremos as coisas depressa e nós em Portugal costumamos dizer que 'depressa e bem há pouco quem'. Isto significa que em termos da formação do nosso clube, temos um primeiro objetivo que é definir o modelo de jogador, e isto diz respeito ao homem, seja ele de 12, 16 ou 18 anos. Primeiro vem o homem e só depois vem o praticante de futsal, essa é a nossa primeira preocupação. Há algo determinante para se poder chegar a uma equipa sénior como a do Benfica. A questão do respeito, da constante superação e acima de tudo, devido à dimensão quantitativa e mediática que tem o nosso clube, conseguir, desde tenra idade, uma gestão emocional do seu rendimento e da sua vida após o futsal extremamente exigente. Por vezes, estas camisolas têm um peso extra que advém de muitos olhos estarem virados para nós."

Modelo de formação
"O modelo de formação é transversal a todos os escalões. Aí definimos aquilo que são os princípios, as regras que queremos para o treino, para o jogo, e as formas e condicionantes que queremos para o abordar. Independentemente de uma equipa defender mais pressionante, mais em espera, de atacar 4x0, de atacar com pivot, o modelo de formação que nós temos requer que o nosso atleta seja capaz de se adaptar a qualquer circunstância de qualquer tipo de jogo que venha a encontrar do adversário. Isto requer tempo, persistência e muita competência."

Modelo de treinador
"Já temos o modelo de jogador, o modelo de formação, temos depois uma preocupação com o modelo de treinador. Quem é que são os treinadores que desenvolvem as suas competências na base? São formadores à medida do escalão que estão a desenvolver o seu trabalho, porque a verdade é que para trabalhar com uma equipa de adultos são necessárias umas competências e para trabalhar com uma equipa de petizes ou benjamins são necessárias outras. Nas idades mais jovens somos educadores, orientamos aquilo que é a atividade, e à medida que as idades vão subindo vamos aumentando as competências do jogo do ponto de vista técnico, tático e cognitivo. Nas idades mais baixas, uma atenção maior naquilo que são as atividades coordenativas."

Modelo de jogo
"Não temos um modelo de jogo totalmente transversal da equipa sénior à equipa de base. O que é transversal é o que referi anteriormente. É muito importante que se perceba que, além daquilo que é o treinador e a sua equipa técnica, conseguimos usufruir de condições estruturais e de recursos humanos que nos dão diversas áreas de competência. E aqui incluímos treinador de guarda-redes, envolvemos os trabalhos no gabinete de psicologia, de análise e observação, de nutrição e de fisiologia. À medida que as idades vão avançando, começamos também a incluir o gabinete de comunicação. O nosso modelo aqui, com aspetos comuns, mas com muitos aspetos particulares, tem em consideração todas estas áreas que envolvem o fenómeno."

Objetivo final
"Chegar à equipa sénior e fazer parte do plantel. É atualmente um dos objetivos do Clube que a equipa sénior tenha entre 25% a 30% de jogadores formados no Benfica. Temos conseguido isso de duas formas. Através de jogadores que conseguem fazer o percurso dentro do Clube até chegar à equipa sénior e jogadores que fazem uma parte da formação no Benfica e que depois, para otimizar o crescimento e aproximá-los à exigência da equipa sénior, são colocados em clubes que participam na I Divisão, com o intuito de se desenvolverem e crescerem mais rápido, vivenciarem outras dificuldades. Quando entendemos que estão prontos para representar a equipa sénior, integramo-los novamente."

Saúde prioritária
"A nossa Federação tomou a decisão de terminar as competições. Quando a decisão tem um peso e um impacto mediático tão grande é porque tem uma principal preocupação, estamos a falar de saúde. Não nos compete a nós estar a avaliá-la ou a julgá-la, até porque são situações muito mais importantes do que um jogo. A saúde esta efetivamente em primeiro lugar."

Indefinição no regresso
"Neste momento não há datas. Em função dessa espera, o momento é também de indefinição. Não entramos em pânico e necessitamos de manter este nível de ansiedade baixo para continuar a pensar. São importantes estes tipos de partilha, de informações, continuar a processar informação."

Adaptar a preparação
"Aquilo que vou sentindo é que vamos necessitar de ser muito criativos perante aquilo que aí vem. Estamos a viver um problema novo, e para um problema novo a solução terá de ser nova. Não podemos recorrer àquilo que já fizemos na preparação de uma equipa em períodos não competitivos, porque nada disto é igual. Vamos ser desafiados para inovar, para nos adaptarmos àquilo que vamos propor, uma fase diferente de preparação e depois entrar no período competitivo. Até lá, é importante estarmos serenos para tomarmos boas decisões."

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade