Clerigus Cup: Padres portugueses querem revalidar título europeu de futsal

Seleção portuguesa de padres leva quatro títulos consecutivos e vai defender o troféu entre 17 e 21 de Fevereiro, na Hungria.
Após quatro títulos consecutivos, de um total de cinco, a seleção portuguesa de padres é o ‘alvo a abater’ no campeonato europeu de futsal, mas garante estar preparada para lutar pela conquista de mais um troféu.
A prova, denominada como Clerigus Cup, realiza-se entre 17 e 21 de fevereiro na República Checa e junta um total de 19 seleções. No grupo de Portugal estão, além da seleção anfitriã, a Hungria, Itália e Cazaquistão.
Os padres portugueses dominaram as quatro últimas edições e, por isso, são agora o ‘alvo a abater’ para as outras seleções, numa competição que tem aumentado de nível de ano para ano, com Portugal a destacar-se.
“Nas primeiras participações chegávamos ao quarto lugar e ficávamos por ali. Em 2012 ganhámos e, ultimamente, temos ganho. Naturalmente tornámo-nos para as outras equipas um alvo a abater. As outras seleções olham para nós não com rivalidade, mas percebem que já não somos tão simpáticos”, contou à agência Lusa o capitão de equipa, Marco Gil.
Integrando a seleção desde a sua formação, o pároco da diocese de Braga garante que a equipa se preparou com o “espírito para revalidar o título novamente”.
O segredo para o sucesso nos últimos anos passou pela vontade em “querer mais” após as participações sem resultados e em ter treinadores de futsal junto da equipa, primeiro com José Vasconcelos e atualmente com Ricardo Costa.
Para o pároco de 43 anos, conhecido entre os pares como o ‘Cristiano Ronaldo da seleção da igreja’, esta atividade ajuda também na transmissão da mensagem junto dos mais novos.
“Naturalmente há uma mensagem que é passada", referiu, explicando que o objetivo é que entendam que "fora da sua vocação [o sacerdote], não deixa de ser homem”.
A equipa nacional junta 16 jogadores, padres em diversas dioceses do país, como Braga, Vila Real, Viana do Castelo, Porto e Lamego.
Diogo Martinho (Lamego) e Fernando Torres (Braga) são as novidades da convocatória para a edição de 2020.
Vídeos