Uma mortífera Janice operou uma brilhante reviravolta na 14ª Jornada



Terminou no passado fim-de-semana a primeira fase do Campeonato Nacional de Futsal Feminino, e antes de nos focarmos nos oitavos da Taça de Portugal que se disputam esta semana, ou na próxima fase do Campeonato Nacional, vamos aos destaques individuais desta jornada 14.

Começando pela Zona Norte, com tudo decidido, o Águias de Santa Marta conseguiu ainda assim uma importante vitória para amealhar mais pontos para a fase de manutenção. Na deslocação ao Vermoim. Cata, Patrícia Magalhães e Márcia Ferreira marcaram para o conjunto da casa, enquanto Olga David, Bárbara Tavares, Joana Barbosa e Silvia Batista fizeram os tentos das forasteiras.

Das equipas que vão lutar pela manutenção apenas uma não pontuou nesta última jornada, sendo esta o Póvoa Futsal. Na deslocação ao reduto do líder Novasemente, foram as jogadoras do conjunto de Espinho que levaram a melhor e venceram pela margem mínima. Paulinha marcou para o Povoa enquanto Juninha e Carol fizeram os tentos da equipa da casa.

Só o Povoa não pontuou porque a restantes duas equipas defrontaram-se e empataram a 2. Em Lourosa, o Lusitânia recebeu o Chaves e até esteve a ganhar por 2-0 com tentos de Sara Cruz e Eliana Ferreira mas do lado do Chaves Daniela Campos destacou-se com um bis e garantiu a divisão de pontos.

No jogo em falta tivemos novo empate, este entre Nun’Álvares e Santa Luzia, e que serviu ao Nun’Álvares para garantir o terceiro posto isolado. Um jogo disputado até aos últimos segundos em que Pisko marcou para as vianenses, Joana Moreira e Nádia Martins garantiram a reviravolta das fafenses, Pisko empatou logo de seguida, Leninha deu nova vantagem às da casa mas Cris já perto do fim garantiu o empate a 3.

Olhando agora para a Zona Sul, começamos por falar no jogo que decidiu a vaga ainda em disputa. No derby da linha a Quinta dos Lombos deslocou-se ao reduto do Leões de Porto Salvo e venceu por 1-6. Joana Vieira fez o tento das da casa, enquanto pelas “Lombitas” bisaram Joana Meira e Dricas que estiveram em plano de destaque, e marcaram ainda Carvalhinhos e Carolina Liliu.

Outro jogo que podia contar para esta luta pelo lugar era a receção do Povoense ao Golpilheira, sendo que o conjunto da Batalha estava obrigado a vencer, e assim o fez, mas com a vitória da Quinta dos Lombos foram mesmo as de Carcavelos a ir para a Zona de Campeão. Neste jogo, a Golpiheira venceu por 0-2, com os golos a serem marcados por Beatriz Santos e Ká.

Quem também venceu foi o Venda da Luísa que na deslocação ao reduto do Arneiros conseguiu a sua primeira vitória neste Campeonato Nacional. O conjunto de Condeixa esteve mesmo a vencer por 0-2 com tentos de Beatriz Morgado e de Inês Morais ainda no primeiro tempo, mas um auto-golo de Inês Morais já perto do final reduziu o jogo para a vantagem mínima, mas não impediu que estas conseguissem a sua primeira vitória.

Para o fim fica então como habitual o jogo da figura da jornada, que esta semana nos chega do eterno derby entre Benfica e Sporting. O Benfica garantiu uma 1ª fase 100 % vitoriosa, mas isto devido a uma cambalhota no marcador uma vez que os golos de Lima e Débora Lavrador levavam as leoas a vencer por 0-2 para o intervalo. Mas no segundo tempo Janice apareceu com toda a qualidade que lhe é característica, bisou em cerca de 6 minutos, aos 29 serviu Nina para o golo da cambalhota e já perto do fim completou o hat-trick e fechou o jogo num 2-4 final.

Era assim impossível destacar outra pessoa que não esta jovem internacional portuguesa que com estes 3 golos garantiu também o primeiro posto na lista de melhores marcadoras desta 1ª fase. Fique então com a entrevista da Zona Técnica (ZT) à grande figura desta jornada 14, Janice Silva (JS):

 ZT – Terminaram esta primeira fase 100 % vitoriosas, mas com um último jogo complicado. Foi a segunda vez que estiveram a perder por 2 golos de diferença na época, e foi também a segunda vez que chegaram ao intervalo a perder, mas foi a primeira vez que chegaram ao intervalo com desvantagem de dois golos, como geriram isso?

JS - É uma situação invulgar, não nego, mas somos um grupo muito forte e que trabalha muito. Sabíamos que não seria fácil, até pela dificuldade do adversário, mas são estas adversidades que nos tornam mais fortes e nos põem à prova todo o nosso valor e nos fazem crescer nesta longa caminhada.

 

ZT – Entraram a todo o gás na segunda parte e conseguiram garantir a cambalhota no marcador em menos de 10 minutos e carimbaram o resultado final já perto do fim. Dos quatro golos a Janice marcou 3 e assistiu para o outro, o que sentiu em cada um desses momentos?

JS - É um sentimento de recompensa de satisfação, é o melhor reconhecimento possível do nosso trabalho. Os golos são resultado de uma enorme cumplicidade entre mim e as minhas colegas, só assim é que as coisas funcionam.

 

ZT – Com esses golos conseguiu mesmo terminar no topo da tabela de melhor marcadora desta primeira fase, isso significa algo para si?

JS - É o que mais gosto de fazer, marcar golos. O objetivo de cada jogo são os 3 pontos para o Benfica, conseguir este feito é um prémio de que muito me orgulho e que queria dividir com as minhas colegas.

 

ZT – Vem agora um jogo para a Taça de Portugal, e depois começam a segunda fase com o sorteio a ter ditado novo encontro com o Sporting. Quais os vossos objetivos para o que resta da temporada?

JS - O objetivo é, jogar para ganhar, ganhar a taça de Portugal e sermos Campeãs, é para isso que trabalhamos.

 

ZT – E no que aos objetivos pessoais diz respeito, tem andado todos os anos numa constante luta pela posição de melhor marcadora, o ano passado por exemplo no que ao Campeonato Nacional diz respeito, acabou com os mesmos golos que Carla Vanessa e Cátia Morgado, ambiciona terminar destacada no final da época? Tem outros objetivos pessoais em mente?

JS - Quando entro na quadra não estou preocupada com quantos golos vou marcar, quero é ganhar e se possível com um golo meu. Liderar uma lista de marcadores não é um objetivo muito menos uma competição, é um prémio, um reconhecimento do meu trabalho. Depois de ser campeã, ser a melhor marcadora seria a cereja no topo do bolo.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade