José Luís Mendes: “Portugal vai jogar para ganhar”



Um empate será suficiente para que Portugal siga para as meias-finais do Euro-2019 como primeiro classificado do Grupo A, mas o técnico defende que não pode haver relaxamento diante da Rússia.

Depois dos triunfos diante de Letónia (6-0) e da Polónia (3-1) nos dois primeiros jogos do Grupo A do Campeonato da Europa Letónia 2019, a Seleção Nacional sub-19 de futsal volta a jogar quarta-feira, pelas 10h30 (12h30 locais( diante da sua congénere russa.

A Equipa das Quinas treinou esta terça-feira, pelas 15h00 (17h00 locais), na Arena Riga, e antes, José Luís Mendes e Gustavo Rodrigues fizeram a antevisão do encontro.

À partida para este Campeonato da Europa, do ponto de vista teórico, Portugal e Rússia iriam definir na terceira ronda a primeira posição de Grupo A com a presença nas meias-finais garantidas, mas a derrota dos russos diante dos polacos, na primeira ronda,  faz com que um triunfo de Portugal na quarta-feira deixe a Rússia pelo caminho (caso a Letónia não vença a Polónia).

Este cenário obriga a Equipa das Quinas a ir a jogo com cuidados redobrados, conforme explicou José Luís Mendes ao fpf.pt.

“Temos de estar cientes que apesar de estarmos com um pé nas meias-finais, não temos lá os dois. Temos de estar atentos e alertados para uma Rússia que encarará o jogo como se fosse o seu último nesta competição. Vamos preparar-nos da melhor forma. Vamos preparar o jogo da melhor maneira. Nós queremos ganhar, ficar em primeiro no grupo, mas temos de estar atentos para não sermos surpreendidos.”

Os dois primeiros triunfos e o primeiro lugar no grupo poderão levar a algum relaxamento que o técnico não quer que exista. “Vamos alertar os jogadores. Temos a consciência que o apuramento [para as meias-finais] não está garantido. Temos de estar bem preparados para não facilitar em nada e para não podermos ser surpreendidos.”

O técnico garante que Portugal não vai entrar em campo a pensar em dois resultados - vitória e empate -, vai jogar com apenas com um objetivo. “Portugal vai jogar para ganhar. Vamos trabalhar e preparar-nos para ganhar o jogo. Não podemos jogar para empatar. Vamos querer ser Portugal, como o fomos até aqui.”

José Luís Mendes explicou com sente o grupo. “Estão todos extremamente motivados, alegres e cada vez mais focados naquilo que é estar neste tipo de competições.”

Vídeos
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade