Pedro Moreira: "não podemos ir lá apenas para passear. Queremos lá ficar muitos anos"



Em entrevista ao barlavento.pt, conduzida por José Garrancho - 26 de junho de 2019 -  Pedro Moreira, treinador do Portimonense falou do clube que irá fazer a sua estreita na Liga Sport Zone.

A equipa de futsal de Portimão foi promovida ao escalão maior da modalidade e toda a cidade regozijou; até aqueles que nem sabiam da sua existência, ou que tinham ouvido falar, mas não sabiam que «eles eram tão bons».
A autarquia, que até se posiciona no corrente ano como Cidade Europeia do Desporto, embandeirou em arco, recebeu a equipa e pendurou faixas bem visíveis nos Paços do Concelho.

Mas a maioria das pessoas não se preocupou em fazer as duas perguntas sacramentais: Como é que a equipa conseguiu manter-se e subir, ao longo de cinco penosos anos? Como é que irá conseguir manter-se na primeira divisão, uma liga forte e cara?

O «barlavento» foi procurar a mola-real do sucesso, o homem que tem carregado a equipa às costas e que ficou na penumbra. Chama-se Pedro Moreira, tem 40 anos e é o treinador, o presidente da secção e o principal patrocinador, através da empresa familiar que lhe dá o ganha-pão, a Churrasqueira das Cardosas.

«Sempre fui um amante de futebol, fui futebolista, mas depois veio a Marinha e parei. Mas também sempre gostei de futsal e, no Verão, entrava em torneios e maratonas com equipas patrocinadas pelo restaurante dos meus pais. Um dia, decidi ir mais longe, falei com o clube dos Montes de Alvor (2012/13), eles emprestaram-nos o nome e fizemos uma equipa a nível distrital que foi campeã do Algarve, dois anos, e subiu à 2ª Divisão Nacional», conta.

Os patrocínios eram poucos, o clube não tinha disponibilidade financeira e esse patamar já custava dinheiro. Então, procuraram o Portimonense Sporting Clube e começaram a representar o clube mais importante da cidade, mas que também não tinha grandes verbas para as atividades amadoras.

«A equipa principal tem 15 jogadores e nenhum vive do futsal, embora haja algumas pequenas compensações sob a forma de prémios de jogo», foi-nos dizendo o Pedro Moreira.

«Mas o clube tem 9 equipas, incluindo 1 feminina, sendo a maior do Algarve, quiçá a sul do Tejo. Fazemos muita formação. A autarquia sempre apoiou a formação, mas só ajudou a equipa principal, emprestando-nos autocarros para as deslocações, no último ano. E, quando a Câmara não nos cede autocarros, porque há mais coletividades no concelho para atender, tem de ser a secção a assumir a situação. Não tem sido fácil, mas foi assim que aceitámos o projeto e temos, de certa maneira, conseguido arranjar soluções. As pessoas de Portimão têm bom coração e têm ajudado, com patrocínios e transportes. Quando há boa vontade de todos, tudo se arranja», sublinha.

Mas admite que é ambicioso, que o Portimonense vai participar para ficar lá, mas que isso irá obrigar a uma reestruturação generalizada.

«Tem de haver mais condições, a autarquia e o clube têm de arranjar soluções, porque têm uma força que nós não temos. Esta cidade e o Algarve merecem esta subida, fruto do sacrifício de cinco anos. Logo, não podemos ir lá apenas para passear. Queremos lá ficar muitos anos, pelas pessoas que acreditaram em nós».

Sobre a contratação de jogadores que lhe permitam competir na Liga Sport Zone, relata que não é um problema quantitativo, mas qualitativo. «Tenho de ter sempre dois quatros, ou seja, dois jogadores ao mesmo nível para cada posição avançada, para ter uma equipa homogénea e manter a dinâmica. Um jogador tem de entrar, dar tudo o que tem durante dois ou três minutos e ser substituído por outro do mesmo nível».

Regressando à questão financeira, pensamos que as entradas nos jogos poderiam reduzir o problema, se houvesse pavilhões com maior capacidade, como acontece nas cidades vizinhas. Disse-nos o nosso entrevistado que, na época que agora terminou, foram castigados com jogos à porta fechada, por causa da sobrelotação.

E continuou: «O Pavilhão da Boavista estará pronto, se tudo correr bem, em dezembro, mas terá menos de 500 lugares. Entretanto, o primeiro jogo está previsto para 8 de setembro. Quer isto dizer que vamos jogar a primeira volta no Pavilhão Municipal, que tem cerca de 220 lugares apenas. Descontando os 10 por cento dos lugares que têm de ser cedidos à equipa visitante e as zonas de segurança, ficam disponíveis entre 160 e 170 lugares».

O «barlavento» começou a fazer contas a 200 ou 300 fãs a menos por jogo, a cinco euros cada um, e questionou sobre a possibilidade de usar o Pavilhão Arena, uma estrutura que comporta 3 mil espetadores e que poderia, com facilidade, acolher todos os que vão desejar ver os jogos, tanto mais que o futsal está a cativar cada vez mais público.

É, neste momento, a segunda modalidade mais praticada em Portugal.

«Não está preparado, pois não tem piso. No caso dos jogos contra o Sport Lisboa e Benfica ou o Sporting Clube de Portugal, que são transmitidos em canal aberto, é a própria televisão quem coloca o piso e tudo o mais necessário. Nos outros casos, teria de ser o Portimonense Sporting Clube ou a Câmara Municipal de Portimão a alugar o piso».

Pedro Moreira confidencia, com mágoa, que «não querendo ofender ninguém, acho que falta cultura desportiva nesta cidade. É necessário pensar em mais pavilhões para competição, onde também pode haver recreação e formação, do que apenas locais para recreação. Se temos 700 ou 800 pessoas interessadas em ver os jogos, porquê construir pavilhões com 300 ou 400 lugares? Conheço um pouco do país e posso dizer que os nossos pavilhões estão entre os mais pequenos para competição, a nível nacional. Durante cinco anos, jogámos num pavilhão com 280 lugares!», compara.

A terminar, o Mister Futsal portimonense ainda diz, em jeito de desabafo: «cada vez mais, temos de tirar os nossos filhos dos telemóveis e da Internet e pô-los a praticar desporto. Para que tal aconteça, temos de arranjar condições para que eles possam praticar».

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade