Em 16 edições, leões e águias enfrentaram-se por onze vezes.



O Benfica sagrou-se, este domingo, campeão nacional de futsal, após o triunfo sobre o Sporting por 4-3, no quinto e derradeiro jogo do play-off. A equipa 'encarnada' conquistou, assim, um título que lhe fugia há três anos. Já os 'leões', que já haviam vencido a Liga dos Campeões, a Taça de Portugal e a Supertaça, falharam a conquista do tetra.

Em 15 edições da final do campeonato de futsal disputadas através de um play-off, esta foi a 11ª vez que Benfica e Sporting se enfrentaram pelo troféu. Belenenses (2007/2008 e 2008/2009), Fundão (2013/2014) e Braga (2016/2017) foram os únicos clubes capazes de 'furar' as finais entre 'encarnados' e 'leões'.

Na soma dos dez jogos em que as duas equipas se enfrentaram, o Sporting registava uma vantagem com seis vitórias contra quatro vitórias do eterno rival da Luz.

Por outro lado, o Sporting precisava de repetir a época de 2010/2011, em que venceu o Benfica na final depois de ter terminado atrás das 'águias' na fase regular do campeonato. Já os vermelhos e brancos precisavam de fazer valer o favoritismo do vencedor da fase regular, que habitualmente consegue arrecadar o troféu.

Uma luta a dois

Mais uma vez ficou bem presente a hegemonia de 'águias' e 'leões' no futsal nacional. Em 29 épocas do campeonato nacional de futsal, embora com algumas alterações ao longo dos anos, é preciso recuar ao ano de 2002 para encontrar um campeão... que não seja Benfica ou Sporting. Ao todo, apenas seis dos 29 campeonatos não foram conquistados por uma destas duas equipas.

Nos últimos cinco anos, o Sporting venceu três dos campeonato nacionais de futsal, enquanto o Benfica levantou a Taça em dois deles. Há várias temporadas que os dois clubes lisboetas têm cimentado o monopólio desta modalidades, arrecadando quase sempre o primeiro e segundo lugares da tabela, escreve o sapo desporto.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade