Torneio de Formação do Viseu 2001 junta 400 atletas



O Viseu 2001 vai promover nos dias 29 e 30 de junho a primeira edição do Torneio Internacional de Formação, que vai juntar cerca de 400 jogadores de futsal de vários escalões. Na iniciativa vão participar mais de uma dúzia de clubes, entre os quais o Benfica e do distrito o clube da casa, o Armamar e o Lamego, escreve o jornaldocentro.pt

 “O torneio é dirigido a todos os escalões de futsal. Teremos em Viseu cerca de 400 praticantes oriundos de todo o país, do sul ao norte. Temos também a presença confirmada do Benfica e de três equipas espanholas”, explicou Paulo Lopes, Diretor Executivo do Viseu 2001 para o Futsal, na apresentação do evento desportivo.

 Já o presidente do clube, Pedro Almeida, disse que o objetivo “para além de promover o desporto é também conseguir criar um torneio que seja uma referência a nível nacional”.

 Por seu lado Paulo Fernandes, treinador do 2001, afirmou esperar que a iniciativa seja um marco na história do emblema viseense. “Aquilo que se perspetiva para este primeiro torneio internacional é que consiga projetar quer o Viseu 2001, quer a cidade, quer em Portugal, como também além-fronteiras”.  

 A realização do evento desportivo valeu ao clube rasgados elogios do presidente da Associação de Futebol de Viseu. Segundo José Alberto Ferreira, “é importante fazer estes torneios de jovens porque a partir daqui podemos descobrir novos talentos e alimentar o futsal ao nível das várias camadas, sobretudo ao nível sénior”.  

Pelo “mesmo diapasão afinou” o selecionador nacional, Jorge Braz, que considerou que “o Viseu 2001 está a ser exemplar” por perceber que “a sua sustentabilidade passa pela aposta na formação”.

 

Para o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, agora o desafio passa por fixar os jovens talentos mais tempo no país.

 

“Temos que trabalhar cada vez mais para taxas de retenção destes nossos jovens talentos nos nossos clubes, no nosso país, nos nossos campeonatos, porque merecemos que eles não sejam logo exportados a uma primeira oportunidade”, defendeu.

Vídeos
José Luís Mendes: “Não fomos a equipa que gostávamos de ser”
Pedro Palas antevê partida das meias-finais frente à Croácia
José Luís Mendes: “Portugal vai jogar para ganhar”
José Luís Mendes: "Primeira parte muito bem conseguida"
José Luís Mendes: “Estivemos bastante bem”
Cerro Porteño conquista 5º titulo consecutivo no Paraguai
Corinhians vence Barcelona por 4-2 na World Intercontinental Cup | VÍDEO RESUMO
Gustavo Rodrigues: "Chegar ao Europeu bem preparados"
Acompanhe em direto as 3 partidas da World Intercontinental Futsal Cup
Movistar Inter antevê participação na International Master Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial