A Europa é Verde e Branca! Sporting é o novo Campeão Europeu



Tarde histórica no Cazaquistão. Jogava-se a primeira final desta UEFA Futsal Champions League com o novo nome e se dum lado estava o Kairat que tinha vencido as duas finais que já tinha jogado, do outro lado estava o Sporting, tricampeão nacional mas que somava por derrotas todas as 3 finais que tinha disputado da prova, duas delas neste mesmo país.

Entrou a todo o gás o Kairat com Taynan a tentar por duas vezes de longe alvejar a baliza defendida por Guitta mas com a bola a passar nas duas vezes ao lado, mas a resposta do Sporting foi imediata e primeiro Cavinato a testar por duas vezes a atenção de Higuita que defendeu os remates do internacional italiano, e depois com Dieguinho a falhar o desvio à boca da baliza a um remate cruzado de Merlim num lance onde Higuita estava batido, tudo isto nos primeiros 2 minutos de encontro.

Aos 5 minutos Cardinal descobriu Deo sozinho com o guarda-redes do Kairat mas Higuita voltava a mostrar o porque de ser tantas vezes consecutivas o melhor guarda-redes do mundo e a evitar o golo.

Depois destes 5 minutos iniciais com um Sporting muito perigoso e onde já merecia estar a vencer até por mais que um golo, vieram 5 minutos mais equilibrados mas onde o Sporting não conseguiu alvejar a baliza de Higuita e foi mesmo o Kairat a aparecer mais perigoso mas ainda assim, as únicas vezes que nestes primeiros 10 minutos Guitta precisou de intervir foi em dois remates de Higuita, um num livre direto e outro num remate do guarda-redes cazaque desde a sua área.

As equipas estavam coesas defensivamente, e depois e várias investidas de ambos os lados que nunca chegavam ao destino, só aos 17 minutos voltávamos a ter uma oportunidade clara de golo. Erick remata para defesa de Higuita, na recarga remata forte com Cavinato a aparecer ao segundo poste, mas a bola a embater no ala/pivot leonino e a sair para fora, era já a segunda bola que o Sporting falhava ao segundo poste.

Até ao fim o Sporting teve ainda mais algumas oportunidades de golo, mas veio também talvez o momento mais perigoso do Kairat que rematou 4 vezes à baliza de Guitta. Uma por Rangel que ia traindo o internacional brasileiro depois de desviar em Erick, outra de Taynan que também desviou antes de uma bela intervenção do guarda-redes leonino e as outras duas de Higuita, que foi sem sombra de duvida a grande figura deste primeiro tempo.

Se na primeira parte a bola não queria nada com o golo do Sporting, na segunda este apareceu logo a abrir. Na passagem do segundo minuto, Cardinal recebe a bola na direita e encontra Cavinato no centro da área que apareceu sozinho a inaugurar o marcador e a colocar o conjunto leonino na vantagem.

O Kairat respondeu de pronto com um guarda-redes avançado subindo com Higuita, mas foi novamente o Sporting a marcar aos 26 minutos num grande golo de Merlim. Depois de ser servido por Dieguinho, o Mago rematou forte com a bola a entrar lá onde a coruja dorme.

Manteve-se o Kairat com o guarda-redes avançado, mas o Sporting esteve sempre muito coeso e podia muito bem guardar este jogo num dvd de como se defender esta estratégia. Quando a bola não era cortada por um defensor do Sporting era mesmo Guitta a aparecer com excelentes defesas.

O Kairat teve mesmo de a 3 minutos do fim mudar de estratégia e jogou com guarda-redes avançado com um jogador de campo a substituir Higuita e foi nessa estratégia que conseguiu reduzir a dois minutos do fim. Bola no fundo em Faveró que com a saída de Guitta serviu Douglas Junior que rematou forte para o fundo das redes leoninas.

Vieram então dois minutos finais impróprios para cardíacos com Kairat a tentar de todas as formas o golo do empate, que esteve bem perto de acontecer a 36 segundos do fim quando Taynan encontrou Tursagulov no segundo poste e quando o pavilhão já se levantava para festejar o golo eis que apareceu Guitta a provar a sua alcunha de “São” e a fazer uma estrondosa defesa. O resultado não se alterava até ao fim e o Sporting, há 4ª tentativa, terceira consecutiva, conseguiu o tão desejado titulo Europeu, num jogo que poderá ver ou rever a ficha e o resumo aqui.

A Zona Técnica congratula desde já o conjunto leonino pelo feito alcançado que engradece ainda mais o futsal português que depois do titulo europeu por seleções, consegue juntar a esse o titulo europeu de clubes conquistado pelo Sporting Clube de Portugal.




Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade