Portugal, campeão europeu de futsal… Foi há um ano!!!



Bruno Travassos, treinador de futsal e professor da UBI viveu de perto os dias da conquista do europeu de futsal na Eslovénia. A Zona Técnica Futsal recordou com ele o maior feito do futsal nacional de seleções.

Faz precisamente um ano que Portugal se sagrou campeão da Europa de Futsal! Eu estava lá! Melhor dizendo nós estávamos lá (eu e o pequeno cá de casa…)! Vivemos momento a momento… jogo a jogo com intensidade, com todos os amigos portugueses presentes (os passeios, os jantares, as noites de diversão e de discussão sobre futsal…)!
Relembro o dia em que no lobby do Hotel nos encontrámos com a seleção e com todos os membros da equipa técnica e staff: 
- “Estás cá?” Iam dizendo vários jogadores e membros da equipa técnica e staff
- “Sim, e só vamos embora após o dia da final! Estamos a contar com vocês!” ia repetindo como que em gracejo…
- “Podes contar! Estamos cá para lutar pela final… e para vencer” iam repetindo com confiança os diferentes jogadores e sobretudo a equipa técnica!
De um modo crescente, minuto a minuto, jogo a jogo, foi realmente crescendo a ideia de que era possível… Mais do que isso, o sentimento que pairava entre adeptos, equipas, e sobretudo entre jornalistas presentes era de que Portugal era um sério candidato ao título. Era a equipa com quem todos simpatizavam em paralelo com o Cazaquistão… A final que muitos adeptos pretendiam era Portugal vs Cazaquistão por aquilo que era o desempenho e a forma de estar das equipas!
Confesso que o jogo mais difícil de viver não foi o jogo da final… o jogo da meia-final com a Rússia foi realmente difícil de viver e de uma tensão enorme. Gritei, esbracejei, incentivei como nunca... Lembro-me do Nuno Veiga olhar para mim com ar de espanto (Este deve estar louco…). No final do jogo a alegria era visível no rosto de todos os portugueses presentes. Fora do campo fez-se grande festa. Dentro de campo os jogadores respiraram de alívio, abraçaram-se, festejaram e avançaram serenamente para o balneário… Estamos na final!
A final foi mais um jogo, foi o jogo! Para além da vitória que nos sagrou campeões da Europa, foi interessante sentir a boa vibração que se vivia no pavilhão. Foi interessante sentir que Portugal era nitidamente a seleção de grande parte dos que estavam no pavilhão….
Em jeito de curiosidade, a semana passada dizia o mais pequeno: “Papá ainda te lembras do menino a quem deste o teu casaco da seleção de Portugal? Sabes quem era? E agora? Não tens mais nenhum casaco daqueles… mas ele ficou feliz, não foi?”. Na verdade, não sei quem era… sei apenas que era um jovem adolescente croata, que apoiava Portugal e que olhava para mim a cada remate e dizia “We will win!” Ainda antes de saber se realmente ganhávamos, ao intervalo, tirei o meu casaco e chamei-o. Entreguei-lhe o casaco que ele com espanto aceitou… mas vestiu com a mesma rapidez… E ao qual lhe disse para nunca se esquecer de apoiar Portugal! Deu-me um abraço apertado que ainda hoje o sinto! Era apenas um casaco… não era apenas mais um adepto… Realmente ganhámos e veio abraçar-me aos saltos e a beijar o símbolo de Portugal!!!!

Depois foi festejar com todos… cantar… tirar fotos… esperar todos no hotel e congratular pelo feito!!! E voltar a festejar até ser hora de regressar!!!! Que grande semana!!!! Que sentimentos tão bonitos!!!! Campeões! Campeões! Nós somos campeões!!!


Mas passou um ano… O que mudou no futsal Português?

Na realidade mudou apenas a responsabilidade da seleção Portuguesa de Futsal na disputa de todos os jogos e competições e no modo como os adversários a encaram. Mudou a ambição de todos os jogadores de futsal em poderem substituir um dia um dos campeões da Europa na seleção nacional. Mudou a visibilidade do futsal no panorama do desporto português e mundial, e sobretudo a notoriedade que ganhou socialmente. Foi valorizado o projeto e o trabalho dos últimos anos da Federação Portuguesa de Futebol e em particular do diretor de Futsal Pedro Dias e da equipa técnica nacional no geral. Para além disso, também no feminino Portugal foi campeão Olímpico jovem no escalão sub-19… Daqui a uma semana seremos mais uma vez campeões da Europa de futsal Feminino! É esse o nosso desígnio!!! Deixem a vossa marca!!!!

No entanto, apesar deste grande marco para o futsal português, apesar dos feitos alcançados (e a alcançar), considero que a modalidade não se conseguiu reinventar… muito trabalho ainda existe a fazer no sentido de alcançar mais e melhor futsal. Das principais preocupações realço: i) a falta de profissionalização e de contratos de trabalho com jogadores e treinadores que valorizem estas profissões e lhes garantam direitos como a qualquer trabalhador; ii) a necessidade de uma maior organização e profissionalização das estruturas diretivas; iii) a necessidade de valorização do futsal de formação (estou curioso para ver quantos clubes terão certificação de entidades formadoras. A tentativa de cumprir com os objetivos da certificação ajudarão só por si a um desenvolvimento substancial dos clubes, desde que este processo seja olhado de forma séria e responsável; iv) a necessidade de para além de um embrulho bonito criarmos estruturas fortes que potenciem o valor do futsal português para o futuro de baixo para cima e não o inverso;
Somos campeões Europeus, mas podemos sê-lo muito mais vezes… podemos ser muito mais! Depende da vontade de todos e do que cada clube, cada equipa, cada treinador, cada jogador queira investir nos próximos anos!

Por Bruno Travassos





Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade