Fernando Gomes reeleito na UEFA e FIFA



A FPF anunciou na sua página oficial que o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi reeleito para mais um mandato no Comité-Executivo da UEFA e no Conselho da FIFA.

Pode ler-se que - O Presidente da FPF e vice-presidente da UEFA, Fernando Gomes, foi reeleito, esta quinta-feira, no 43ª congresso ordinário da UEFA, a decorrer em Roma, para mais um mandato de quatro anos no Comité Executivo do órgão que superintende todo o futebol europeu.

Num conclave em que o esloveno Aleksander Čeferin foi reeleito como Presidente da UEFA, apresentaram-se nove candidatos aos sete lugares vagos no órgão executivo. Fernando Gomes recolheu o voto muito expressivo de 45 federações europeias das 53 que tiveram o voto validado nas urnas.

Em conjunto com o líder da FPF foram reeleitos Sándor Csányi (Húngria), Davor Suker (Croácia) e Greg Clarke (ikhas britânicas). O albanês Armand Duka, o dinamarquês Jesper Moller Christensen, o ucraniano Andrii Pavelko e o espanhol Luis Rubiales foram eleitos para o seu primeiro mandato. Por quota obrigatória reservada a mulheres, Florence Hardouin (França) também fará parte do Comité Executivo da UEFA.

Ainda esta manhã, o Presidente da FPF, numa segunda eleição, foi eleito, por unanimidade e aclamação, e até 2021, como membro efetivo do Conselho da FIFA, funções que já exerce desde 2017. Neste órgão da FIFA, será acompanhado por Giorgio Koumas, de Chipre.   

Fernando Gomes, que já exerce funções no comité-executivo da UEFA desde 2013, vai tornar-se, no final do novo mandato, no dirigente português com mais anos de longevidade neste órgão.

Cazal Ribeiro (1968), Silva Resende (1984) e Gilberto Madaíl (2007) foram os outros portugueses que ocuparam funções no organismo internacional.

Cooptado desde 2013 e eleito em 2015 para o Comité Executivo, Fernando Gomes é, desde 2017, vice-presidente da UEFA. Exercia igualmente, e até hoje, as funções de presidente do Comité de Competições de Clubes, e, por inerência deste cargo, a presidência do Conselho de Administração da empresa que gere a Liga dos Campeões.

Recorde-se que Fernando Gomes é presidente da Federação Portuguesa de Futebol desde 2011.  Ao leme da FPF, Portugal já conquistou o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia (2015), Campeonato da Europa sub-17 (2016), Campeonato da Europa de Futebol (2016), Campeonato da Europa de Futsal (2018) e Campeonato da Europa sub-19 (2018). A Seleção nacional feminina sub-19 de futsal conquistou igualmente a primeira medalha de ouro olímpica coletiva nacional nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires.

A 15 de dezembro de 2015, foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e a 14 de junho de 2017, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade